Depois de sete anos de sucesso no FC Porto, Sérgio Conceição decidiu finalmente aceitar um desafio fora de Portugal, rumando ao AC Milan. O treinador português esperou pacientemente pela oportunidade certa e, após algumas recusas a convites da Itália, conseguiu finalmente estrear-se num dos principais clubes do Campeonato Italiano.
Conceição já tinha tido várias chances de sair do FC Porto rumo a Itália, mas sempre as recusou, convicto de que a porta se voltaria a abrir. E assim foi, com o Milan a chamá-lo nas últimas semanas de 2024 para substituir Paulo Fonseca.
Uma estreia impressionante
Apesar de apenas estar há uma semana nos rossoneri, Conceição já conseguiu um feito notável: vencer o seu primeiro jogo à frente do AC Milan. Mesmo tendo a equipa estado por duas vezes a perder, o treinador português conseguiu dar a volta ao marcador, com preciosa ajuda de outro português, Rafael Leão.
Como declarou <«Conceição tem muito trabalho pela frente — a forma como o Milan concedeu tantas facilidades ao Inter, que os nerazzurri não souberam aproveitar, prenuncia que a equipa vai ter de ser magnífica a atacar para compensar os muitos golos que há de sofrer. Mas o primeiro passo está dado — o Milan, os jogadores, os adeptos, todos voltaram a acreditar.»>, o desafio de Conceição não se esgota nesta vitória, mas é um primeiro passo importante para voltar a colocar o Milan no caminho do sucesso.
Paciência e perseverança recompensadas
A chegada de Sérgio Conceição ao AC Milan representa o culminar de uma espera paciente e de uma perseverança que o caracterizam. Ao longo dos últimos anos, o treinador português viu várias oportunidades em Itália, mas manteve-se fiel ao FC Porto, convicto de que a sua hora chegaria.
Agora, Conceição tem a oportunidade de mostrar o seu valor num dos maiores clubes do futebol mundial. Com a sua reconhecida capacidade de motivar os jogadores e de implementar um futebol intenso e competitivo, o técnico português espera poder devolver ao Milan os dias de glória.