Transição de poderes adiada
André Villas-Boas irá tomar posse como novo presidente da SAD do FC Porto no próximo dia 28 de maio, às 11h30, no Estádio do Dragão. A convocatória para a Assembleia Geral Ordinária de acionistas, que irá empossar a nova administração, foi comunicada esta terça-feira à CMVM.
A data escolhida para a tomada de posse de Villas-Boas e da sua equipa é dois dias depois da realização da final da Taça de Portugal, que o FC Porto disputa a 26 de novembro, frente ao Sporting. Esta calendarização não satisfaz as pretensões do vencedor das eleições no clube, que pretendia e ainda pretende uma transição mais rápida de poderes.
Negociações em curso
De acordo com Lourenço Pinto, presidente da Mesa da Assembleia Geral do clube e também da SAD, a AG foi marcada em cumprimento do Código das Sociedades Comerciais, que prevê um espaço temporal de 21 dias para a marcação das reuniões magnas. «As partes vão continuar a negociar no sentido de pelo menos o CFO de Villas-Boas, Pereira da Costa, poder assumir em breve um cargo executivo, ou seja, ser cooptado administrador com poder de decisão e veto. Algo que só será possível se um dos atuais administradores, Adelino Caldeira ou Fernando Gomes, renunciarem», explicou Lourenço Pinto.
A ordem de trabalhos da Assembleia Geral inclui seis pontos: a eleição da Mesa da Assembleia Geral, do Conselho de Administração, do Conselho Fiscal, a nomeação do Revisor Oficial de Contas, a eleição da Comissão de Vencimentos e do Conselho Consultivo, todos para o quadriénio 2024/2027.