De acordo com o jornal brasileiro GloboEsporte, o Botafogo decidiu não renovar o empréstimo de Gabriel e o médio irá regressar ao Benfica. Durante a temporada de 2023, Gabriel fez um total de 34 jogos pelo clube brasileiro, marcando dois golos e fazendo duas assistências.
Apesar de haver interesse dentro da estrutura desportiva do Botafogo em manter o jogador, o proprietário do clube, John Textor, pretende realizar mudanças no perfil do plantel para a próxima temporada. Assim, Gabriel será devolvido ao Benfica, onde terá a oportunidade de mostrar o seu valor.
Resta agora saber qual será o futuro de Gabriel no Benfica. Poderá ele integrar o plantel principal e lutar por um lugar na equipa titular, ou será novamente emprestado ou transferido para outro clube? Essa é uma decisão que caberá ao treinador e à direção do Benfica tomar, tendo em conta as necessidades da equipa e o potencial do jogador.
Gabriel, de 30 anos, já possui experiência no futebol português, tendo representado o Benfica anteriormente. Durante a sua passagem pelo clube encarnado, Gabriel disputou um total de 100 jogos oficiais, marcando cinco golos. Agora, com mais experiência e maturidade, ele poderá contribuir ainda mais para o sucesso do Benfica.