Matías Fernández, antigo médio internacional chileno que se destacou no Sporting entre 2009 e 2012, anunciou recentemente a sua retirada do futebol profissional. Em entrevista ao jornal chileno LUN, o ex-jogador, de 38 anos, revelou que pretende estabelecer um acordo com o clube leonino para levar jovens jogadores do seu país a treinarem em Portugal.
«Depois de deixar o futebol tornei-me pai a tempo inteiro. Sou o 'Uber' dos meus filhos, porque vou levá-los à escola, às suas atividades desportivas e, à mais velha, às festas. Também mudo a fralda ao Adán e preparo-lhe a papa. Sou feliz!», afirmou Fernández, que está a ponderar seguir uma formação em Coaching Desportivo e Psicologia de Alto Rendimento.
Orgulho na carreira
O antigo jogador do Sporting, que foi campeão da Copa América e participou no Mundial pela seleção do Chile, mostrou-se orgulhoso do que alcançou na sua carreira. «Cheguei onde tive de chegar. Joguei e fui campeão no Colo Colo, joguei no Villarreal, na Fiorentina, no Milan, no Sporting. Fui campeão da Copa América e fui a um Mundial com a seleção. Se não cheguei a clubes como o Real Madrid, Barcelona, Juventus ou Manchester City foi porque fisicamente não conseguia», explicou.
Projeto com o Sporting
Agora, Fernández revela que está a analisar possibilidades de estabelecer um acordo com o Sporting para poder colocar jovens jogadores chilenos a treinar no clube. «Quando for agora à Europa passarei por Lisboa porque há a possibilidade de chegar a acordo com o Sporting para poder colocar jovens chilenos a treinarem lá», afirmou.
Matías Fernández foi 74 vezes internacional pelo Chile, tendo apontado 14 golos. Pelo Sporting, onde chegou proveniente do Villarreal, disputou 116 jogos e marcou 19 golos, antes de rumar à Fiorentina, em Itália, no verão de 2012.