Depois de um merecido período de férias após o Euro 2024, Morten Hjulmand está de volta ao Sporting e com uma nova responsabilidade: a de ser o capitão da equipa na próxima temporada.
O médio dinamarquês, que se juntou ao estágio da equipa no Algarve no sábado, falou aos jornalistas este domingo e mostrou-se preparado para assumir o papel de líder da equipa. «Serei responsável por ser uma figura de proa do clube, é assim quando se é capitão. Mas estou preparado para esse papel, estou a postos já há algum tempo. Sinto-me bem», afirmou Hjulmand.
## Novos Desafios
Hjulmand, que já tinha sido capitão no Lecce, sabe que vai ter de preencher um vazio deixado por jogadores experientes que saíram do clube, como Coates, Paulinho, Adán e Neto. No entanto, o dinamarquês acredita que a equipa jovem do Sporting tem «muita personalidade» e que vão ter «uma grande época».
«Aprendi com todos os jogadores que deixaram o clube, estou triste por não estarem cá, mas o futebol é assim. Fui capitão no Lecce, vai ser bom passar por isso outra vez. Mas vamos sentir a falta do 'Seba', do Paulinho, do Antonio [Adán] e do [Luís] Neto. O ambiente é bom, a equipa é jovem mas tem muita personalidade, temos muitos capitães. Mas claro que sentimos a falta desses quatro jogadores. No entanto, tenho a certeza que vamos ter uma grande época com esta jovem equipa», explicou Hjulmand.
## Desafio da Comunicação
Uma das novidades desta temporada é a regra que estabelece que apenas o capitão se poderá dirigir ao árbitro para contestar decisões. Hjulmand admitiu que precisa de melhorar o seu português para poder cumprir essa função.
«Preciso de melhorar o meu português. Estou a dar o meu melhor para falar com os árbitro com respeito, para termos bons jogos de futebol. Mas estou a ter lições de português», revelou o médio, que desafiado a dizer uma frase em português, afirmou: «Estou pronto para jogar esta época.»
## Expectativas para a Época
Quanto à Supertaça, que opõe o Sporting ao FC Porto, Hjulmand não vê a sua equipa como favorita. «As finais para mim são 50/50, eles têm uma equipa forte, mesmo com estas mudanças de verão. Será difícil, mas vamos tentar ganhar, claro», sublinhou.
Apesar de todas as mudanças, Hjulmand está «ansioso» para jogar a Liga dos Campeões pela primeira vez com o Sporting. «Tomei algumas medidas nos últimos anos para chegar a este momento, para jogar num grande clube como o Sporting e para jogar na Liga dos Campeões. E também para chegar à seleção. Nos últimos anos, tomei medidas para estar aqui onde estou hoje», concluiu.