Fenómeno Gyökeres visto na Suécia: «Não há noção de que tem sido grande em Portugal»

  1. Viktor Gyökeres tem marcado 27 golos e feito dez assistências em 28 jogos pelo Sporting.
  2. Os suecos reconhecem o valor de Gyökeres como jogador, mas não estão tão familiarizados com o seu sucesso no campeonato português.
  3. O analista Tiago Santos acredita que o sucesso de Gyökeres se deve em parte ao seu tempo no St. Pauli e no Brighton, onde desenvolveu as suas capacidades físicas.
  4. Embora Gyökeres tenha alcançado números impressionantes, ainda há margem para crescimento, principalmente na tomada de decisões no último terço do campo.

A notável performance de Viktor Gyökeres no Sporting tem sido tema de conversa em Portugal. Com 27 golos e dez assistências em 28 jogos, o internacional sueco tem conquistado o coração dos adeptos e tem sido comparado a outras figuras importantes do futebol português. No entanto, na Suécia, o fenómeno em torno de Gyökeres não tem sido tão sentido.

Tiago Santos, analista na academia do AIK, explicou que na Suécia não se tem a mesma noção do seu sucesso em Portugal. Ele disse: «Eu penso que não chega tanto cá a questão de estar a fazer a diferença no campeonato português. O que chega é que as coisas estão, de facto, a correr-lhe bem e que tem jogado. Na altura da transferência do Coventry para o Sporting, havia muita conversa nos media. Ganhou um pouco mais de notoriedade, mas acho que aqui não têm tanta noção de que tem sido tão grande em Portugal. Sabem o que ele faz quando chega à seleção, onde se calhar não marca tanto a diferença como no Sporting, mas também lhe tem corrido bem. Têm noção do que se passa no Sporting e com ele, mas penso que todo o fenómeno em volta não chega aqui.»

Embora os suecos reconheçam o valor de Gyökeres como jogador, a falta de acompanhamento do futebol português na Suécia pode explicar a falta de noção do quão dominante ele tem sido. Santos acrescentou: «Aqui eles são muito de conexão a clubes ingleses, também da altura em que tiveram o IFK Göteborg na Liga dos Campeões. Não acompanham o futebol português, de todo. Penso que seja mais por aí.»

Santos também destacou as características físicas de Gyökeres que o tornam único em comparação com os jogadores suecos em desenvolvimento. Ele disse: «O caso dele [Gyökeres] talvez não seja só pelo facto de ser sueco, mas também por ter passado no St. Pauli e no Brighton, onde pode ter desenvolvido mais as capacidades físicas. Ele já era um fenómeno a nível físico quando a Suécia jogou a qualificação dos sub-17, em Portugal, mas acho que potenciou [essas caraterísticas] ainda mais no St. Pauli e no Brighton, onde teve mais tempo para desenvolver essas capacidades.»

Apesar de Gyökeres ter alcançado números impressionantes nesta temporada, Santos acredita que ainda há margem para crescimento. Ele destacou a necessidade de melhorar a capacidade de decisão do jogador: «Na decisão. Claro que ele tem bastantes golos e assistências e isto é estar a ser preciosista ao máximo, mas acho que talvez lhe falte explorar um pouco melhor os colegas no último terço, principalmente em transição.»

No entanto, é inegável que Gyökeres tem sido uma peça fundamental no sucesso ofensivo do Sporting nesta temporada. A sua influência tem sido notória, tanto na conquista de golos como no aumento da profundidade do jogo da equipa.

Embora o fenómeno Gyökeres seja amplamente reconhecido em Portugal, na Suécia, o seu impacto ainda não é totalmente sentido. No entanto, a sua capacidade física e o seu desempenho notável têm chamado a atenção dos suecos, que reconhecem o seu potencial como jogador de futebol.

O que esperar do Bodø/Glimt, adversário do FC Porto na Liga Europa

  1. «uma equipa muito perigosa», que «pode criar bastantes dificuldades ao FC Porto»
  2. Média de golos marcados «muito elevada» (2,36 por jogo)
  3. Patrick Berg é «o cérebro da equipa»
  4. Hakon Evjen é a nova estrela a substituir Albert Gronbaek
  5. «É uma equipa que não permite grandes oportunidades aos adversários e que não depende só de defender»
  6. «Jogos difíceis» com adversidades como frio intenso, neve e mudanças bruscas de luminosidade

Sporting lidera iniciativa de solidariedade com bombeiros

  1. Sporting e Fundação promoveram iniciativa solidária com doação de material técnico a bombeiros
  2. Jogadores da equipa principal, feminina e judoca representaram o clube
  3. Pedro Gonçalves apoia bombeiros voluntários a título pessoal
  4. Oferecidos cachecóis e camisolas do clube a corporações com vítimas mortais em combate a incêndios

Gyokeres e Harder, uma dupla explosiva no ataque do Sporting

  1. Gyokeres, estrela sueca do Sporting, tem tido um impacto avassalador desde que chegou a Alvalade
  2. Conrad Harder, jovem dinamarquês de 19 anos, estreou-se como titular e marcou um golo e deu uma assistência
  3. Paulo Alves, antigo jogador do Sporting, afirmou que a dupla Gyokeres-Harder "pode funcionar juntos" e que é "uma opção a ter em conta para o futuro"

Octogenária comovida pela solidariedade do Sporting após incêndio

  1. Maria Elvira, uma octogenária de 82 anos, perdeu praticamente tudo no incêndio que devastou a sua casa em Albergaria-a-Velha.
  2. Dias após o incêndio, Maria Elvira subiu ao relvado de Alvalade, casa do Sporting Clube de Portugal, onde foi ovacionada por quase 40 mil adeptos.
  3. Uma conta solidária já recebeu 26 mil euros em donativos, além de ofertas de materiais diversos e mão de obra para a reconstrução da sua casa.
  4. «Tenho o coração cheio de amor. Nem tenho palavras. É um sonho», disse Maria Elvira.

Filho de Ljubomir Fejsa junta-se às camadas jovens do Benfica

  1. Filho de antigo jogador do Benfica junta-se às camadas jovens do clube
  2. Mateo, de 7 anos, segue os passos do pai Ljubomir Fejsa
  3. Fejsa representou o Benfica de 2013/14 até 2019
  4. Fejsa conquistou 5 campeonatos, 2 Taças de Portugal, 3 Taças da Liga e 3 Supertaças pelo Benfica