O jornal espanhol AS noticiou que o Real Madrid está a considerar o guardião do FC Porto, Diogo Costa, como potencial alvo para substituir Andriy Lunin, cujo futuro no Bernabéu permanece incerto.
Lunin, representado pelo mesmo agente de Diogo Costa, Jorge Mendes, entra no último ano de contrato e ainda não chegou a acordo para uma extensão com os campeões espanhóis. Esta situação levou o Real Madrid a explorar opções alternativas, com o jovem de 24 anos, Diogo Costa, a emergir como um potencial alvo.
A saída de Lunin pode levar o Real a mirar Diogo Costa
«A eventual saída de Lunin pode levar os Merengues a direcionar os seus olhares para a seleção nacional de Portugal e o guarda-redes titular do FC Porto», refere o relatório.
Mendes deverá reunir-se esta semana com a direção do futebol do Real Madrid para discutir o futuro de Lunin, e espera-se que o agente sugira o nome de Diogo Costa como possível substituto.
Diogo Costa, o novo alvo do Real Madrid
Apesar de Kepa Arrizabalaga, o guarda-redes mais caro do mundo, ter sido emprestado ao Real Madrid na última temporada, Lunin foi o titular durante grande parte da campanha, realizando 31 jogos, contra 20 de Kepa.
No entanto, Lunin perdeu o seu lugar no final da temporada, quando Thibaut Courtois regressou de lesão e recuperou o posto de titular, incluindo na final da Liga dos Campeões contra o Borussia Dortmund.
O obstáculo da cláusula de rescisão de 75 milhões de euros
O principal obstáculo a uma eventual transferência de Diogo Costa é a sua cláusula de rescisão de 75 milhões de euros, o que, segundo o AS, é o principal problema. Em teoria, o FC Porto apenas venderia por esse valor, mas o clube pode estar disposto a ser mais flexível se a transferência se alinhar com as aspirações de carreira de Diogo Costa e o seu desejo de representar um clube do calibre do Real Madrid, onde teria de competir com Courtois pela titularidade.
Diogo Costa passa pela sétima temporada no FC Porto, onde se tem desenvolvido num dos guarda-redes jovens mais promissores da Europa. O jogador de 24 anos foi o herói de Portugal no recente jogo com a Eslovénia, mostrando o seu talento e a sua compostura sob pressão. O seu antigo treinador de guarda-redes elogiou a sua determinação e o foco em eliminar erros, com Costa a rever frequentemente vídeos dos seus desempenhos e a visualizar defesas impossíveis.