Benfica anuncia Ricardo Rocha como novo treinador-adjunto

  1. Benfica anuncia Ricardo Rocha como novo treinador-adjunto
  2. Javi García deixa o Benfica e quer seguir a sua formação como treinador
  3. Ricardo Rocha teve passagem de sucesso como jogador do Benfica
  4. Roger Schmidt tem sido muito elogiado por Javi García
  5. Benfica quer voltar mais forte na próxima temporada

Mudança na equipa técnica do Benfica


O Benfica anunciou esta quarta-feira uma alteração na sua equipa técnica para a próxima temporada. Ricardo Rocha, antigo jogador do clube, vai juntar-se a Roger Schmidt como novo treinador-adjunto, substituindo Javi García, que deixa o cargo.

Javi García deixa o Benfica


Foram duas épocas [2022 a 2024] muito exigentes, não só no clube... Estou a tirar a minha formação como treinador, tenho a minha família, e a decisão que tive de tomar foi a de que tenho de deixar de fazer parte do staff técnico do Benfica. A razão é a de seguir a minha formação, para estar mais preparado e um dia poder voltar aqui, ao meu clube. É o que sinto, é o meu clube, a minha casa, e vou seguir a minha formação para poder um dia voltar, e voltar mais preparado, revelou o espanhol em entrevista à BTV.

Ricardo Rocha: um rosto familiar


Ricardo Rocha, de 45 anos, é uma aposta do Benfica para ocupar este lugar na equipa técnica. O antigo central vestiu a camisola das águias durante quatro temporadas e meia, entre 2002/03 e janeiro de 2007, tendo conquistado um campeonato, uma Taça de Portugal e uma Supertaça.


Esta não é a primeira vez que o Benfica aposta em alguém identificado com o clube para integrar a equipa técnica. Quando Roger Schmidt chegou, a estrutura considerou importante ter alguém no staff que tivesse ligação aos encarnados, daí a escolha de Javi García, que agora deixa o cargo.

Balanço positivo de Javi García


Lembro-me quando fui campeão como jogador, nunca esquecerei. Foi, quiçá, o meu primeiro título. É verdade que tinha conquistado alguns títulos antes, mas, a sentir-me protagonista, foi o primeiro título. Foi uma sensação incrível, que nunca esquecerei. Depois, como treinador, do outro lado, foi também diferente. Conseguir na primeira época também foi uma sensação incrível. Mas a verdade é que é diferente, pois como treinador podes desfrutar um pouco mais. Vemos as coisas de outra perspetiva, e podes desfrutar um pouco mais dos adeptos e da alegria de todo o mundo. São experiências igualmente bonitas, afirmou Javi García.


O espanhol deixa também rasgados elogios ao trabalho de Roger Schmidt e à evolução do Benfica nos últimos anos. Um Benfica que cresceu muito! Quando deixei o clube [como jogador]... já era grande, saí a falar muito bem do Benfica à família e aos amigos, porque era o que realmente sentia. Quando voltei, ainda mais. O crescimento do Benfica nestes últimos anos foi muito grande, não só cá dentro, em termos de infraestruturas e formação, como com os adeptos, que não deixam de te surpreender.

Elogios a Roger Schmidt


A verdade é que os adeptos só conseguem ver o míster no dia do jogo e no dia anterior ao do jogo, que é quando sentimos a tensão que é preciso para fazer bem as coisas. Mas, no dia a dia, o míster é incrível. Não há pessoa dentro do dia a dia do clube, entre jogadores, staff técnico e médicos, que fale alguma coisa de mal sobre ele. É muito boa pessoa, muito agradável, muito simpático. Pode-se falar com qualquer pessoa, que vai dizer o mesmo. No dia a dia é muito fácil estar com o Roger [Schmidt]., elogiou Javi García.


Apesar de não ter conseguido o título na última época, Javi García deixa uma mensagem positiva aos adeptos do Benfica: O principal, para mim, o que é imprescindível, é fazer agora um reset nesta paragem de férias, foi o que falámos à equipa, e voltar mais fortes. Essa é a mensagem que temos de passar à equipa e aos adeptos. A obrigação do Benfica é ganhar, é o que queremos todos, mas o mais importante é voltarmos mais fortes, unidos, com uma grande ligação entre a equipa e os adeptos.

Samu descomplicou, o avançado por quem o FC Porto precisava

  1. Samu descomplicou o que afinal sempre foi bem simples: basta marcar...
  2. Vítor Bruno elogiou os quatro jogadores que tem no plantel para fazer a posição de ponta de lança
  3. Namaso continuará a ter vida, mas terá de esperar nova oportunidade
  4. Samu marcou dois golos no jogo contra o Vitória

Sporting procura manter liderança diante do AVS

  1. Sporting está invicto na Liga com 5 vitórias consecutivas
  2. Sporting tem a melhor média de golos marcados por jogo (3,4)
  3. Sporting tem a melhor defesa da Liga com 4 jogos seguidos sem sofrer golos
  4. Rúben Amorim pode igualar melhor arranque de sempre do Sporting

Vítor Bruno explica remoção de Otávio da ficha de jogo

  1. Vítor Bruno explica decisão de não incluir Otávio na ficha de jogo
  2. Treinador do FC Porto diz que foi decisão para 'proteger o jogador'
  3. Otávio tinha estado em destaque, mas por erros cometidos
  4. Bruno garante que Otávio vai voltar a jogar porque 'confio muito nele'

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida