FPF alerta Governo sobre impacto da revogação de manifestações de interesse na inscrição de jogadores estrangeiros

  1. A FPF alertou o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, sobre o impacto da decisão de acabar com a manifestação de interesse na regularização de estrangeiros
  2. As janelas de inscrição têm apenas 12 semanas no verão e 4 no inverno
  3. O governo considera que a possibilidade de regularização de imigrantes através de manifestação de interesse foi uma 'medida irrefletida'
  4. A FPF está a recolher informações sobre as mudanças para informar os clubes que pretendem contratar jogadores estrangeiros

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) alertou o Secretário de Estado do Desporto, Pedro Dias, sobre os potenciais impactos da decisão governamental de acabar com a possibilidade de manifestação de interesse na regularização de estrangeiros em Portugal. Segundo uma fonte federativa, esta mudança poderá afetar a inscrição de jogadores e jogadoras profissionais na próxima época.

Em carta enviada ao governante, a FPF lembra que as janelas de inscrição «têm apenas doze semanas no verão e quatro no inverno» e questiona a possibilidade «de ser utilizado um regime de exceção já previsto», referindo-se à alínea c) do nº 1 do artigo 123.º da Lei n.º 23/2007, de 4 de julho.

Recolha de informações sobre novas regras


De acordo com a mesma fonte federativa, a FPF está a tentar reunir toda a informação sobre as mudanças introduzidas pelo novo decreto-lei de 03 de junho, «de forma a poder informar o mais cedo possível os clubes que pretendem trazer praticantes estrangeiros».

As novas regras para a imigração em Portugal, que entraram em vigor em 03 de junho, revogaram os procedimentos de autorização de residência assentes em manifestações de interesse. Até então, uma alteração de 2017 à lei de estrangeiros permitia a regularização da permanência em território nacional através de uma manifestação de interesse, sem a necessidade de um visto válido.

Governo considera medida «irrefletida»


No decreto-lei agora publicado, o governo considera que essa possibilidade de regularização de imigrantes «foi uma medida irrefletida», que comprometeu «os princípios assumidos por Portugal e pelos parceiros europeus no Espaço Schengen». Assim, a nova legislação ordena a «revogação dos instrumentos de autorização de residência assentes na mera manifestação de interesse», salvaguardando apenas a situação dos cidadãos estrangeiros que já iniciaram procedimentos de autorização de residência ao abrigo daqueles instrumentos.

Dada a curta duração das janelas de inscrição, a FPF está a tentar recolher informações sobre as mudanças introduzidas, de forma a poder informar os clubes que pretendem contratar jogadores estrangeiros o mais cedo possível.

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida

Lille empata 3-3 com Estrasburgo e soma quinto jogo seguido sem vencer

  1. Lille perdeu com o Sporting por 2-0 na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
  2. Lille empatou 3-3 com o Estrasburgo, ficando no 5.º jogo consecutivo sem vencer na Ligue 1
  3. Zhegrova marcou dois golos, sendo o segundo assistido por Angel Gomes
  4. Andrey Santos, Diego Moreira e Nanasi marcaram para o Estrasburgo
  5. Jonathan David converteu uma grande penalidade no minuto 84 para evitar a 5.ª derrota consecutiva do Lille