José Mourinho anteviu, nesta terça-feira, a receção ao Tondela para os “quartos” da Taça da Liga, agendada para a noite de quarta-feira (20h45). Este encontro acontece antes da visita a Guimarães, no sábado (20h30).
O técnico português afirmou: “A Taça é taça, são competições diferentes, com uma maneira de pensar diferente. É verdade que eles estão numa posição que não é fácil na tabela, mas normalmente as equipas promovidas precisam de algum tempo na época seguinte. Mas nós não queremos facilitar, queremos ir à final four, temos este passo no nosso estádio, ganhámos e jogando bem o último jogo, queremos dar continuidade e ganhar o jogo.”
Preparação para o Jogo
Mourinho destacou a preparação da equipa, referindo que “bem sei que temos um jogo difícil e importante em Guimarães no sábado, mas preparámo-nos hoje com um bom treino para estar amanhã a um bom nível e ganhar o jogo”. Além disso, ponderou sobre as alterações que fará na equipa: “Poucas… algumas. Não mudo 11, nem dez, nem nove, oito ou sete, mas mudo alguma coisa.”
A sua experiência em várias competições permite-lhe destacar a seriedade que a Taça da Liga exige: “Habituei-me a jogar muitos jogos. Estive muitos anos em Inglaterra e havia Taça da Liga e Taça de Inglaterra, até com empate e segundo jogo. Não vou contra nenhum tipo de competição.”
Respeito pela Competição
Mourinho destacou que a Taça da Liga é uma competição que merece respeito, afirmando que “é a única competição em Portugal que não ganhei, pode ser que consiga. Depois, o Benfica, a partir do momento em que entra numa competição, tem de respeitar ao máximo.” Continuou: “Mesmo que seja um particular, não pode brincar muito ao futebol e a Taça da Liga não é para brincar, é para jogar.”
O técnico garantiu que irá fazer algumas alterações na equipa, mas reafirmou o compromisso com a competição: “Claro que tenho de descansar alguns jogadores e vou respeitar a competição, mas respeitando as outras, mais importantes, os jogadores e o plantel. Amanhã vou fazer três ou quatro alterações.”
Gestão de Jogadores
No que toca à gestão de jogadores, Mourinho abordou alguns problemas de lesão na sua equipa, lamentando a situação de Joshua: “É uma pena, porque hoje teve um pequeno problema no treino e quando são coisinhas pequenas a nível muscular não gosto de arriscar, o Joshua está fora.”
Por outro lado, mencionou Obrador, afirmando que “é possível que tenha minutos amanhã, é um rapaz que tem boas condições, que tem de me maturar, crescer, até do ponto de vista mental, da autoconfiança.” O treinador acredita que o jovem jogador tem potencial: “Não penso de todo que é um produto acabado, é inteligente, absorve e procura melhorar, acho que vai melhorar e chegar a um nível bom para nós.”