Sporting goleia Alverca com estreia de Blopa e Custódio Castro já pensa no campeonato

  1. Sporting goleou o Alverca por 5-1
  2. Salvador Blopa marcou dois golos na sua estreia
  3. Custódio Castro quer focar no jogo do campeonato
  4. Sandro Lima marcou o golo de honra do Alverca

O Sporting goleou o Alverca por 5-1 num jogo a contar para os quartos de final da Taça da Liga, numa partida que ficou marcada pela estreia de Salvador Blopa, que apontou dois golos. Apesar do resultado expressivo, o treinador do Alverca, Custódio Castro, já tem o foco no próximo confronto entre as duas equipas, desta vez para o campeonato.

O jogo serviu também para Rui Borges dar minutos a alguns jovens da formação, que aproveitaram a oportunidade para se mostrarem.

Custódio Castro Aponta ao Campeonato

Custódio Castro admitiu que teve de fazer algumas substituições a pensar no duelo da Liga, revelando que “não só aquilo que é a qualidade individual, mas também algumas das nossas limitações em termos de plantel” o forçaram a gerir a equipa. O técnico acrescentou: “Não retirando o mérito do Sporting, que foi claramente superior. Aqui e ali tivemos de gerir os jogadores, porque temos alguns lesionados, temos um jogo em dois dias. Tivemos de limitar alguns jogadores de quem precisaremos na sexta-feira. Cá estaremos na sexta e veremos do que somos capazes.”

O treinador do Alverca revelou ainda que a gestão do plantel foi crucial para garantir a disponibilidade de jogadores para o próximo jogo: “Tínhamos de planear, se não não tínhamos jogadores para sexta. Tivemos de tomar decisões e proteger jogadores, senão podíamos perder mais alguns.” Apesar da derrota, Custódio não escondeu a sua desilusão: “Foi triste. Perdemos 5-1, foi triste.”

Sandro Lima e o Golo de Honra

Sandro Lima, autor do golo de honra do Alverca, perspetiva o futuro com otimismo. “Sabíamos da dificuldade que é jogar aqui, contra o Sporting. A equipa está de parabéns apesar de o resultado ter sido um pouco pesado. A equipa demonstrou ter coragem. Vamos errar, mas faz parte do crescimento. Temos um grupo excelente, com bons jogadores e tenho a certeza de que vamos melhorar durante o campeonato. É seguir em frente, com alegria, trabalho e dedicação”.

O avançado acredita que a equipa vai aprender com os erros: “Com certeza. Tirámos uma lição dessa partida. Vamos corrigir durante a semana e voltar com outro comportamento, na sexta-feira”. No dia do seu 35º aniversário, Sandro Lima reviveu memórias de um golo semelhante marcado no passado em Alvalade: “Hoje é o meu aniversário. Comentei com alguns companheiros e a minha família que, no último jogo que fiz aqui, marquei um golo parecido. Quando recebi a bola, veio-me à memória o último golo que fiz aqui. Fico feliz. Quero deixar os parabéns aos nossos adeptos, que nos apoiaram”.

A Estreia de Sonho de Salvador Blopa

Salvador Blopa mostrou-se radiante pela estreia e pelos golos marcados. “Sempre acreditei nos meus sonhos, mas não pensei que este dia chegasse tão cedo. Estou feliz pelos golos, mas estou mais contente ainda pela oportunidade que os místeres têm-me dado. Têm-me feito acreditar em mim mesmo. Dá-me vontade de continuar, nunca desistir e ir atrás daquilo que pretendo.”

O jovem jogador enalteceu a formação do Sporting: “Ter jogado resume o quanta formação tem o Sporting, temos formação de classe mundial, muito evoluída. Temos muito para caminhar e é muito bom ter estas oportunidades.” Blopa agradeceu a confiança depositada nele: “O míster confiou em mim e espero ter correspondido às expectativas dele. Deixo sempre isso nas mãos deles.”

Rui Borges e a Aposta na Formação

Rui Borges, treinador do Sporting, comentou a estreia de Blopa: “Muito feliz por ver o Blopa a aproveitar a oportunidade de estar no onze inicial, porque se calhar nem estava à espera.” O técnico acrescentou ainda: “São miúdos que têm trabalho na equipa B e que têm feito o seu crescimento. Volto a frisar o excelente trabalho do mister João Gião. Tem feito um excelente trabalho. São miúdos que têm seguido o seu caminho, estão mais maduros, competitivos e tiveram as oportunidades porque mereceram. Agora é voltar a ter os pés na terra, porque foi apenas um jogo. Tiveram a oportunidade, corresponderam muito bem, todos eles, não só o Blopa, mas amanhã têm de voltar a trabalhar na equipa B para voltarem a ter estas oportunidades. Feliz por dar essas oportunidades, mas é mérito só deles.”

Geovany Quenda: Um Predestinado?

Sobre Geovany Quenda, Rui Borges afirmou: “É um miúdo que tem essas características: pé esquerdo, boas tomadas de decisão, aceleração, consegue ficar com bola e vê à frente. Vai cumprir muito bem aquela posição. Não digo porque fez dois golos, mas porque sei disso. Às vezes privamos os jogadores a pequenas coisas e em alguns momentos temos de tentar extrair coisas diferentes. Melhorar aquilo que já são bons e dar outras armas. Mas acho que no futuro será mais jogador de jogo interior do que largura. Não é um extremo muito vertical, por isso é que digo que tem as características para jogar ali É um predestinado, tem uma qualidade e humildade enorme. Vai ter sucesso se mantiver fiel aquilo que é.”

Flávio Gonçalves: Olhar no Futuro

O treinador abordou ainda a situação de Flávio Gonçalves: “É igual ao Blopa. O Flávio tem tido um crescimento muito bom na equipa B, tem correspondido e tem crescido em maturidade. Nota-se que é um miúdo abusado com bola, não se esconde e tem um futuro muito risonho se mantiver fiel ao que eu disse, porque se não volta para a equipa B. E têm de treinar da mesma forma que treinaram até hoje, porque senão, da próxima, não vão à equipa A. Acredito que terá um futuro muito bom se mantiverem fiéis ao trabalho no seu dia a dia e no seu habitat, que é a equipa B.”

Elogios aos Avançados

Rui Borges elogiou ainda os seus avançados. “São dois grandes avançados. Muito feliz por contar com os dois. Quando um faltar, o outro vai lá estar para dar resposta, seja ele quem for. O Fotis tem dado uma resposta fantástica e está feliz no Sporting, vê-se no dia a dia. Feliz por ter feito um golo, pessoalmente queria muito que fizesse, fez um grande jogo e merecia.”