José Pereira da Costa, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Benfica, deu esta terça-feira uma entrevista à BTV, onde falou sobre as eleições à presidência do clube e a segunda volta, marcada para 8 de novembro. Nessa entrevista, Pereira da Costa expressou a sua ambição para a votação, afirmando: ““Como vamos melhorar as condições, queremos garantir que nada falhe, de modo que pelo menos 100 mil sócios possam votar com melhor fluxo.””
Esta declaração reflete um objetivo ousado e um desejo de atingir um recorde de participação, algo que, segundo ele, é perfeitamente alcançável. A segunda volta é uma novidade, sendo a primeira vez que há este procedimento para todos os órgãos, e será realizada nas mesmas condições da primeira, ou seja, com as mesmas secções de voto e no mesmo horário, das 8h30 às 22 horas.
O presidente da MAG acrescentou que os sócios que estavam no caderno eleitoral nas eleições do dia 25, e que não tinham as quotas atualizadas, podem atualizá-las até 48 horas antes das eleições: ““Quem só tinha até agosto, convém que atualize com a data de setembro, isso é decisivo.””
Notando a importância da atualização, Pereira da Costa está confiante de que, devido ao trabalho planeado ao longo de meses, a votação será um recorde.
Atrasos na Primeira Volta
Infelizmente, a primeira volta enfrentou atrasos na contagem dos votos, com os resultados a chegarem 32 horas depois. Apesar da demora, Pereira da Costa explicou: ““Os resultados chegaram 32 horas depois, mas chegaram sem mácula. [...] Não foi por acaso que se demorou este tempo todo.””
Essa situação levou a reflexão sobre a necessidade de melhorias para processos futuros. Pereira da Costa não descartou a possibilidade de aumentar o número de mesas de contagem em Lisboa, indicando que: ““Se aumentarmos o fluxo de escrutínio, o tempo diminui.””
Com um objetivo de imprimir um milhão e meio de boletins de voto, estão otimistas de que mais sócios poderão votar, com a esperança de que a segunda volta seja um sucesso.
Expectativas para a Segunda Volta
Pereira da Costa finalizou a sua intervenção enfatizando: ““O ideal é que corra bem, e não muito rápido.””
No dia 8 de novembro, Rui Costa e João Noronha Lopes serão os candidatos na corrida, e a expetativa está alta para uma participação massiva por parte dos sócios do Benfica.
O clubismo e a paixão dos benfiquistas estão em pleno fervor à medida que se aproxima a data crucial. A mobilização dos sócios é uma prioridade e Pereira da Costa afirma que tudo está a ser feito para garantir que o processo decorra de forma eficaz e tranquila.