Os treinadores José Mourinho e Ivo Vieira prepararam-se para o embate entre Benfica e Tondela nos quartos de final da Taça da Liga. Este momento crucial foi antecipado por ambos, que partilharam as suas perspetivas sobre a partida, destacando a importância do jogo e os respectivos desempenhos das suas equipas.
José Mourinho e a experiência de Otamendi
José Mourinho, treinador do Benfica, destacou a idade e a experiência do seu jogador, Nicolás Otamendi, enfatizando: “Uma coisa é a idade real, outra é o que vemos no relvado e no treino. Há jovens que são jogadores velhos e há velhos – que espero que não se ofendam – de 38 e 40 anos que são jovens. O Nico [Otamendi] é jovem. Perguntei-lhe sobre Guimarães e Leverkusen: ‘O que fazemos amanhã?’. E ele respondeu: ‘Temos Guimarães, Leverkusen e Tondela’. Por isso, joga. É um jogador importantíssimo para nós.”
Mourinho também comentou sobre a atual situação do clube e o impacto das eleições em curso, afirmando: “As eleições sentem-se há tanto tempo... Há meses que se sentem as eleições do Benfica, acho que ainda antes de eu chegar já se sentia. Obviamente, intensificou-se depois de eu chegar, neste último mês e os jogadores foram-se habituando a fazer o seu trabalho um bocadinho isolados de alguns contextos que podiam prejudicar, mas eu acho que não prejudicaram. A equipa conseguiu, umas vezes com bons resultados no campo, outras vezes com resultados negativos, mas não considero que exista relação entre os resultados negativos e o período eleitoral, não penso, de todo.”
A felicidade de Mourinho no Benfica
O treinador destacou, ainda, a sua felicidade em ser parte do Benfica, mencionando que “Quando vim para o Benfica, nem o presidente Rui Costa, nem o diretor Mário Branco me tocaram no tema eleitoral.”
Ivo Vieira e a preparação para o desafio
Por sua vez, Ivo Vieira, treinador do Tondela, preparou a sua equipa para essa partida fundamental, abordando a importância de manter o foco apesar das adversidades recentes. Vestindo a pele de um líder, ele declarou: “Sabemos das dificuldades que nos vão colocar. Já lá fomos uma vez para o campeonato, numa fase prematura, em que ainda estávamos a afinar os processos e com vários jogadores que chegaram tarde, portanto não estávamos na melhor forma possível. O nosso foco principal é o campeonato e é para aí que nós direcionamos todo o nosso foco, mas não vamos descurar as outras competições, como não o fizemos na Taça de Portugal e agora para a Taça da Liga com o Benfica.”
Adicionalmente, ele enfatizou a necessidade de se adaptarem e tirarem proveito da oportunidade apresentada: “Vamos tentar fazer o nosso melhor. Temos aqui também uma oportunidade de inverter um bocadinho aquilo que foi a imagem menos conseguida no último jogo, independentemente de sair numa competição diferente, e é para isso que vamos. Vamos tentar fazer o nosso melhor, tentar discutir o resultado, num contexto e num cenário difícil, contra uma equipa forte... O Benfica é sempre uma equipa competente, competitiva, tem muitas alternativas, tem muitos argumentos.”
Motivação e evolução da equipa de Ivo Vieira
Além disso, Ivo Vieira não hesitou em fazer uma reflexão sobre a motivação e a necessidade de evolução da sua equipa, dizendo: “Temos de correr riscos para a equipa crescer e encarar o futuro com mais ambição e de uma forma mais leve. Queremos sentir que podemos fazer muita coisa neste jogo, que poderá fazer a equipa crescer em termos de dinâmicas de jogo e de intenção.”
Por tudo isso, a antevisão deste embate entre Benfica e Tondela promete ser um jogo tático intrigante, onde Mourinho e Vieira trabalharão para impulsionar as suas equipas para a vitória na Taça da Liga.