Em uma carta conjunta enviada à UEFA e às suas federações, os quatro clubes afirmaram que essa decisão impedirá que os adeptos tenham a oportunidade de encher as bancadas do torneio mais importante da época. Além disso, destacaram que a distância de mais de 5000 km tornará o evento muito caro para os fãs.
Segundo a agência EFE, os clubes solicitaram uma comunicação aberta e transparente entre as partes envolvidas, na esperança de melhorar a cooperação. Eles pediram ainda para que a UEFA leve em consideração a opinião dos clubes ao tomar decisões que os afetem.
Os quatro clubes expressaram preocupação de que a final four na Arménia piore a falta de apoio e prémios que a competição já enfrenta. Eles pediram à UEFA que organize um evento mais inclusivo em termos geográficos, para garantir melhores oportunidades de colaboração e acordos comerciais, bem como promover o torneio.
Em relação aos títulos, o Palma Futsal é o atual campeão, tendo conquistado o título uma vez, assim como o Benfica. O Sporting já venceu duas vezes e o Barcelona conquistou o título em quatro ocasiões.