O estudo realizado pela Opta revela que há uma grande probabilidade de o Leicester City conquistar o título do Championship, a segunda divisão inglesa. Segundo o relatório, baseado em mais de 10 mil simulações, há 91,3% de hipóteses do clube ser campeão, enquanto que a probabilidade de ficar em segundo lugar é de 7,2% e em terceiro lugar apenas 1,2%. Ou seja, as chances de terminar nos dois primeiros postos são de 98,2%. Além disso, existe uma certeza de 100% de que o Leicester terminará pelo menos entre os seis primeiros, o que lhe permitirá a promoção à Premier League.
Essas probabilidades são uma excelente notícia para o Sporting, já que, de acordo com o contrato de empréstimo de Fatawu, o Leicester terá que acionar uma cláusula de compra no valor de 17 milhões de euros caso conquiste a promoção à Premier League. Isso significa que o clube português terá um bom retorno financeiro com a venda do jogador ganês.
Fatawu, que chegou ao Leicester nesta temporada por empréstimo do Sporting, tem feito um ótimo desempenho no clube inglês, com 21 jogos disputados, 2 gols e 5 assistências. O jogador foi contratado pelo Sporting por 1,2 milhões de euros na temporada passada, e caso seja vendido, o seu antigo clube, o Steadfast, receberá 50% das mais-valias da transferência.
Esses números mostram que o negócio envolvendo Fatawu foi extremamente vantajoso para o Sporting. Além de ter a oportunidade de colocar o jogador em evidência no mercado europeu, o clube português também tem a possibilidade de garantir um retorno financeiro significativo com a sua venda, graças às boas chances do Leicester City conquistar a promoção à Premier League. Com um contrato bem elaborado, o Sporting pode lucrar sempre, independentemente do cenário final.