Proença garante "nova página" na FPF e defende "choque fiscal forte" no futebol português

  1. "chegou a hora de acabar com esta discriminação negativa, sem qualquer justificação"
  2. IVA aplicado aos eventos desportivos está desalinhado há demasiados anos
  3. "Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para as infraestruturas desportivas" é essencial
  4. Treinos das equipas femininas muitas vezes realizados em horários tardios

Na sua tomada de posse como presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), realizada na Cidade do Futebol, em Oeiras, Pedro Proença afirmou que "chegou a hora de acabar com esta discriminação negativa, sem qualquer justificação" em relação ao IVA aplicado aos eventos desportivos, considerando que este se encontra "há demasiados anos" desalinhado com os restantes espetáculos em Portugal.

O novo líder máximo do futebol português assumiu que o seu programa eleitoral "não é para cumprir, mas para superar", garantindo que será construída "uma força coletiva sem precedentes na história desta instituição".

Pedidos ao Governo

Proença considerou "vital que o futebol português mantenha uma competitividade externa" e para isso defendeu a necessidade de um "choque fiscal forte", bem como a redução do IRS sobre os atletas de alto potencial abaixo dos 23 anos, de modo a "ter atrativos para manter os nossos jovens".

O gestor e antigo árbitro fez ainda vários pedidos ao Governo liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, destacando a necessidade de um "Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para as infraestruturas desportivas", considerando que a falta delas é "o maior fator crítico de crescimento" do futebol em Portugal. Proença lamentou ainda que os treinos das equipas femininas de escalões de formação sejam "muitas vezes atirados para horas tardias" devido à ocupação dos campos pelos rapazes, algo que disse não se conformar "se queremos apregoar que apostamos no feminino".

Eleições e Centralização dos Direitos TV

Nas eleições de 14 de fevereiro, Pedro Proença, de 54 anos, venceu com 62 votos (75%) entre os 84 delegados participantes, contra 21 (25%) do advogado Nuno Lobo, líder da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) nos últimos 13 anos. O novo presidente da FPF agradeceu também aos seus adversários nas eleições, Nuno Lobo e Fernando Gomes, e reforçou a importância da centralização dos direitos audiovisuais para a competitividade do futebol português.

Proença estava a cumprir o terceiro e derradeiro mandato na Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), até 2027, mas despediu-se formalmente dos clubes na sexta-feira, em Assembleia Geral no Porto.

Sporting perto de lucrar 11 milhões com promoção do Burnley à Premier League

  1. Sporting prestes a embolsar 11 milhões de euros com a promoção do Burnley à Premier League
  2. Marcus Edwards realizou 13 jogos, marcou 2 golos e deu 1 assistência pelo Burnley
  3. Acordo entre Sporting e Burnley prevê compra do passe de Edwards por 10 milhões de euros
  4. Burnley a um passo de garantir regresso à elite do futebol inglês, com 88 pontos em 42 jogos

Fábio Vieira redefine o seu papel no FC Porto

  1. Fábio Vieira destacou-se no FC Porto em 2021/22
  2. Fábio Vieira foi contratado pelo Arsenal no final da época 2021/22
  3. Fábio Vieira parece ter um papel diferente no meio-campo após a chegada de Martín Anselmi
  4. Fábio Vieira registou novos máximos de temporada em duelos ganhos e recuperações de bola