FC Porto em negociações com o Barcelona por Mika Fayé e Vítor Roque

  1. O FC Porto está em contacto com o Barcelona para negociar a chegada de Mika Fayé e Vítor Roque
  2. Mika Fayé, defesa de 19 anos, pode custar 15 milhões de euros, mas este valor é impossível de comportar pelo FC Porto
  3. Vítor Roque, avançado de 19 anos, pode chegar por empréstimo
  4. O FC Porto atravessa graves problemas financeiros, com uma dívida de 90 milhões de euros a fornecedores

De acordo com o jornal catalão «Sport», o FC Porto está em contacto com o Barcelona nos últimos dias com o objetivo de negociar a chegada de dois jovens jogadores ao Dragão. Trata-se do central Mika Fayé, de 19 anos, e do avançado Vítor Roque, também de 19 anos.

As mesmas informações indicam que o interesse portista nestes dois talentos do Barcelona poderá resultar em acertos no mercado de transferências deste verão, com diferentes abordagens para cada um deles.

## Mika Fayé: Negociação Complexa

Segundo o «Sport», o defesa senegalês Mika Fayé poderia chegar ao Dragão a troco de 15 milhões de euros, com a inclusão de uma opção de recompra por parte do Barcelona, tal como aconteceu com Nico González. No entanto, este valor será «impossível de comportar» pelo FC Porto no momento, tendo em conta os problemas de fair-play financeiro que o clube atravessa.

De acordo com o jornal A BOLA, no caso de Mika Fayé, poderá haver uma negociação relativamente à percentagem a partilhar entre as duas instituições, de modo a baixar o custo da operação. Um modelo de negócio parecido com o de Nico González, que chegou por 8 milhões de euros por 60% do passe, poderá servir de base para um futuro entendimento. No entanto, o Barcelona quer garantir a possibilidade de recomprar o senegalês, tal como sucede no caso de Nico González.

## Vítor Roque: Empréstimo Favorável

Já no caso do avançado brasileiro Vítor Roque, que custou 40 milhões de euros aos blaugrana, o acordo passaria por um empréstimo. «A boa relação entre Deco, diretor-desportivo do Barcelona, e André Villas-Boas, presidente portista, poderá ser decisiva para a conclusão deste processo», refere o «Sport», acrescentando que o antigo jogador entende que o FC Porto será o clube ideal para o crescimento dos dois jovens jogadores.

Segundo A BOLA, o interesse dos dragões em Vítor Roque é real, e um empréstimo pode mesmo vir a concretizar-se no verão. O avançado brasileiro também estará na mira da Juventus, mas na ótica do Barça um empréstimo ao FC Porto é mais vantajoso. Um dado que corre a favor dos portistas é o facto de os culés terem de descer a folha salarial do plantel para cumprir as regras do Fair Play financeiro, pelo que a cedência de Roque permitiria harmonizar as finanças.

## Injeção de Qualidade e Juventude

O FC Porto atravessa graves problemas financeiros, com uma herança pesada que obriga a pagar 90 milhões de euros a fornecedores até 31 de dezembro. A administração cessante deixou as finanças do clube num estado deplorável, com a última dor de cabeça a ser a tranche de 3 milhões de euros da compra de Alan Varela.

Neste contexto, a chegada de Mika Fayé e Vítor Roque, ainda que em moldes diferentes, poderia ser uma injeção de qualidade e juventude no plantel portista, além de aliviar os problemas financeiros.

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida

Lille empata 3-3 com Estrasburgo e soma quinto jogo seguido sem vencer

  1. Lille perdeu com o Sporting por 2-0 na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
  2. Lille empatou 3-3 com o Estrasburgo, ficando no 5.º jogo consecutivo sem vencer na Ligue 1
  3. Zhegrova marcou dois golos, sendo o segundo assistido por Angel Gomes
  4. Andrey Santos, Diego Moreira e Nanasi marcaram para o Estrasburgo
  5. Jonathan David converteu uma grande penalidade no minuto 84 para evitar a 5.ª derrota consecutiva do Lille