Emoção até ao fim na luta pela manutenção na I Liga

  1. Sporting já campeão, atenções viradas para lugares europeus e descida
  2. Depois de ter festejado o 20.º título de campeão nacional, o Sporting visita o Estoril Praia
  3. FC Porto tenta assegurar o terceiro lugar que dá acesso direto à Liga Europa
  4. Desportivo de Chaves pode consumar a descida de divisão na I Liga

Sporting já campeão, atenções viradas para lugares europeus e descida


Após a consagração do Sporting como campeão nacional, a última jornada da I Liga portuguesa será marcada pela definição dos lugares europeus e a dramática luta pela manutenção. Com o Vizela já despromovido, o Desportivo de Chaves pode juntar-se aos minhotos na descida de divisão, enquanto outros clubes como Portimonense, Estrela da Amadora e Boavista lutam pela permanência.


No topo da classificação, o FC Porto procura assegurar o terceiro lugar, que dá acesso direto à Liga Europa, numa visita ao Boavista, enquanto o Sporting de Braga tenta alcançar esse objetivo na receção ao Vitória de Guimarães.

Sporting já pensa no futuro


Depois de ter festejado o 20.º título de campeão nacional no domingo, o Sporting vai visitar o Estoril Praia, que procura pontos para garantir definitivamente a manutenção. «Com os guarda-redes António Adán e Franco Israel lesionados, o jovem Diogo Pinto deverá ser titular na baliza dos 'leões', tornando-se campeão, com o treinador Ruben Amorim a poder estrear outros jogadores no Estádio António Coimbra da Mota», refere o texto.


O Benfica, segundo classificado, vai despedir-se dos seus adeptos no domingo, na receção ao Arouca, que ainda pode chegar ao sexto lugar, atualmente ocupado pelo Moreirense.

Luta pela Europa em aberto


Na luta pelo terceiro lugar, que pode dar acesso direto à Liga Europa, o FC Porto, terceiro classificado, leva vantagem, com mais um ponto do que o Sporting de Braga, que visita na última jornada, e seis sobre o Vitória de Guimarães. «No primeiro encontro após a tomada de posse de André Villas-Boas como sucessor de Pinto da Costa, os 'dragões' jogam no domingo, no fecho da ronda, o dérbi da cidade Invicta, frente ao Boavista, 14.º classificado, três pontos acima do lugar de acesso ao play-off», destaca o texto.


No Minho, joga-se a perseguição ao FC Porto, com o Vitória de Guimarães a receber o vizinho e rival Sporting de Braga, num encontro que pode deixar definidos os derradeiros lugares de acesso às competições europeias.

Batalha pela manutenção


Com o lanterna-vermelha Vizela já despromovido, o Desportivo de Chaves, 17.º e penúltimo classificado, pode ver consumada a descida na sexta-feira, caso não triunfe na receção ao motivado Famalicão, num confortável oitavo posto, sendo que os transmontanos apenas se podem salvar através do play-off com o terceiro da II Liga.


Cinco pontos acima dos transmontanos, o Portimonense, 16.º, ocupa o posto de acesso ao play-off de manutenção e recebe o Rio Ave, 10.º e que assegurou a permanência na última jornada. «Os algarvios jogam no sábado, à mesma hora (15:30) do que o Estrela da Amadora, 15.º, que tem mais dois pontos do que o Portimonense e visita o Vizela, na despedida em casa dos minhotos da I Liga», refere o texto.


O Gil Vicente, 12.º classificado, está cinco pontos acima do Portimonense, e recebe no domingo o Farense, nono, já com a manutenção assegurada. «Em caso de derrota, o Portimonense pode ficar definitivamente condenado a disputar o play-off, caso o Estrela da Amadora e o Boavista pontuem, mas, em caso de triunfo dos algarvios, apenas o Gil Vicente e o Estoril Praia podem assegurar a manutenção, mas terão sempre de pontuar», destaca o texto.


«Se o Portimonense empatar, Gil Vicente e Estoril Praia asseguraram imediatamente a manutenção, algo que o Estrela da Amadora e o Boavista podem conseguir se vencerem os respetivos jogos», conclui o texto.

V. Guimarães lidera na formação de jovens jogadores sub-21 em Portugal

  1. O Vitória de Guimarães lidera a tabela nacional, com o Benfica (12,3%) e o Famalicão (10%) a completarem o pódio
  2. O Vitória de Guimarães utilizou 12 atletas com idade igual ou inferior a 21 anos, num total de 12,6% dos minutos
  3. O Sporting é o clube português que mais atletas nesta faixa etária utilizou, com 23 jogadores
  4. O FC Porto aparece apenas na 11.ª posição do ranking (9 jogadores, 1,8% dos minutos)

Rui Borges, o «transmontano de gema» que enfrenta o FC Porto com o Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges é um dos treinadores em ascensão no futebol português
  2. Após uma curta passagem pelo Moreirense, Rui Borges surpreendeu ao liderar o Vitória de Guimarães a um arranque de sonho
  3. Rui Borges tem demonstrado um futebol atrativo e conseguido resultados expressivos, como a vitória sobre o Braga
  4. A mãe de Rui Borges, Cândida Gomes Borges, queria que ele prosseguisse os estudos e não seguisse o futebol
  5. Rui Borges cresceu num ambiente ligado ao futebol, acompanhando o pai, que foi jogador do Tirsense

Liga Portuguesa defende manutenção de verbas de solidariedade da UEFA para II Liga

  1. A LPFP defende a manutenção da fórmula de distribuição das verbas de solidariedade da UEFA para os clubes da II Liga
  2. A proposta da UEFA deixa a decisão sobre a distribuição da verba de solidariedade para os emblemas da I Liga em Portugal
  3. A LPFP quer defender o mérito desportivo e o 'competitive balance' através da equidade na redistribuição das receitas