O Benfica garantiu a contratação do lateral-esquerdo Samuel Dahl, depois de obter os pareceres favoráveis da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e da UEFA. Apesar de Dahl já ter jogado esta época pelo Djurgarden, da Suécia, e pela Roma, de Itália, os regulamentos da FIFA preveem uma exceção que permite a sua inscrição pelas águias.
Regulamentos da FIFA permitem exceção
Segundo apurou o jornal, o Benfica solicitou os pareceres às duas entidades para evitar qualquer problema na inscrição do jogador. Isto porque, de acordo com as normas da FIFA, um jogador só pode atuar oficialmente por dois clubes durante uma mesma temporada. No entanto, existe uma exceção quando se trata de transferências entre associações com épocas sobrepostas, como é o caso da Suécia e de Portugal/Itália.
Dahl fez uma partida pelo Djurgarden em julho de 2024, nas eliminatórias da Liga Conferência, e depois atuou três vezes pela Roma entre novembro e dezembro do mesmo ano. Porém, como a época na Suécia decorre no ano civil, a partida realizada em julho foi considerada a meio da temporada naquele país, o que permitiu a sua inscrição no Benfica.
Poderá atuar na Liga dos Campeões
Além disso, o lateral-esquerdo também poderá ser utilizado na Liga dos Campeões pela equipa das águias, apesar de ter representado o Djurgarden na fase de qualificação da terceira competição europeia. Os regulamentos da UEFA permitem que um jogador possa atuar em provas diferentes por dois clubes, desde que o tenha feito apenas nas fases de qualificação.
Com esta contratação, o Benfica encontra uma alternativa a Álvaro Carreras na lateral esquerda, reforçando o seu plantel para a nova temporada.