O Sporting Clube de Portugal concretizou, no último dia do mercado de transferências, a contratação do extremo Biel, proveniente do Bahia. O negócio, avaliado em 6 milhões de euros, acrescidos de 2 milhões por objetivos, tornou-se a maior venda da história do clube baiano.
Esta transferência inesperada interrompeu os planos do Bahia, que se preparava para homenagear o jogador ao completar 100 jogos pelo clube. Para celebrar a ocasião, o Bahia havia encomendado uma camisola especial com o número 100 estampado nas costas, mas a saída repentina de Biel fez com que o projeto fosse cancelado, ficando a peça esquecida num armazém.
Segundo o presidente do Bahia, «Esta transferência apanhou-nos de surpresa. Estávamos a preparar uma homenagem a Biel pelos 100 jogos, mas infelizmente o negócio com o Sporting acabou por se concretizar antes disso».
Formado nas camadas jovens do Fluminense, Biel estava a disputar a sua terceira temporada pelo Bahia, tendo participado em 48 jogos na primeira época e 47 na segunda. O extremo encontrava-se a apenas uma partida de alcançar a marca histórica de 100 jogos pelo clube brasileiro.