Leandro Barreiro, médio do Benfica, foi distinguido esta terça-feira como 'Desportista do Ano' de 2023 no Luxemburgo.
O jogador, que chegou ao clube da Luz no verão passado, valorizou o apoio dos colegas e treinadores na conquista deste prémio, considerando-o um «prémio coletivo».
É um sinal positivo. É um prémio para todos os atletas e não apenas para os futebolistas. É um prémio pelo trabalho que fiz nas minhas equipas. Não estaria aqui sem os meus colegas de equipa, por isso é uma espécie de prémio coletivo. Isso deixa-me feliz, afirmou Barreiro, em declarações citadas pelo Tageblatt.
O médio de 24 anos, que esteve oito anos ligado ao Mainz, revelou que a adaptação a Portugal e ao Benfica tem sido positiva. Tenho familiares em Portugal e os meus pais visitam-se com muita frequência em Lisboa. Até agora, temos conseguido gerir isso muito bem. Sempre foi meu objetivo jogar internacionalmente e viajar faz parte disso. Isso não me incomoda.
Barreiro destacou ainda as diferenças no ritmo de jogo entre a Alemanha e Portugal. Como jogamos mais vezes e treinamos menos, o ritmo é completamente diferente. Falo a língua portuguesa e, como o mundo do futebol é pequeno, encontramos sempre algum denominador comum com os nossos novos colegas de equipa. Isso cria temas de conversa e, gradualmente, ficamos a conhecer-nos melhor. Não tive qualquer problema de adaptação.