Após uma derrota polémica com Marrocos no jogo de inauguração dos Jogos Paris 2024, a Argentina venceu na segunda jornada o Iraque, por 3-1, com Ezequiel Fernández, médio de 22 anos do Boca Juniors, a deixar o seu nome na lista de marcadores e a fechar o marcador em grande estilo.
«LO QUE ACABA DE HACER EQUI FERNÁNDEZ ME VUELVO ABSOLUTAMENTE LOCO», escreveu um adepto nas redes sociais, após o jovem argentino ter marcado um golaço com um remate de primeira, à entrada da grande área, sem hipóteses para o guarda-redes adversário, a minutos do fim.
Ezequiel Fernández atrai o interesse de clubes portugueses
Ezequiel Fernández esteve na lista de possíveis contratações do Benfica na última temporada e do FC Porto nesta, demonstrando o interesse dos principais clubes portugueses no seu talento. O seu desempenho nos Jogos Olímpicos veio reforçar a sua reputação como uma das grandes promessas do futebol argentino.
Jogadores portugueses e argentinos brilham no cenário futebolístico internacional
Enquanto isso, um estudo do Observatório do Futebol (CIES) revelou que Ángel Di María, extremo do Benfica, é o único jogador da Liga Portugal presente na lista de médios/avançados mais criativos da última temporada, ocupando a sexta posição, apenas atrás de jogadores como Kevin De Bruyne, Ousmane Dembélé, Lionel Messi, Rodrigo de Paul e Martin Odegaard.
Já o internacional português Otávio, do FC Porto, é o único jogador português presente no top 10 de jogadores mais criativos fora das cinco principais ligas do mundo. Sergej Milinkovic-Savic, médio de Jorge Jesus no Al Hilal, também se destaca neste ranking, ligeiramente à frente do seu rival do Al Nassr, de Luís Castro.
Estes resultados demonstram o talento e a criatividade dos jogadores argentinos e portugueses, que continuam a se destacar no cenário futebolístico internacional, tanto em competições de seleções como em clubes.