Sérgio Conceição deixa o FC Porto após sete épocas de sucesso

  1. Sérgio Conceição deixou o FC Porto após sete épocas
  2. Conquistou 11 títulos: 3 campeonatos, 4 Taças de Portugal, 3 Supertaças e 1 Taça da Liga
  3. Devolveu o FC Porto aos títulos de campeão nacional, após 4 triunfos consecutivos do Benfica
  4. Liderou os dragões a uma eliminatória épica contra a Roma na Liga dos Campeões
  5. Ficou a 4 pontos do Benfica após um triunfo importante no clássico, recuperando depois o título

Chega ao fim o reinado de Sérgio Conceição no FC Porto. Sete temporadas depois da chegada ao Dragão, o técnico deixa para trás um palmarés invejável no emblema azul e branco. Ao todo, conquistou 11 títulos: três campeonatos, quatro Taças de Portugal, três Supertaças e uma Taça da Liga.

Ao longo das sete épocas, houve vários encontros que perduram na memória dos adeptos portistas, pelos melhores ou piores motivos. Vamos recordar 10 desses jogos, por ordem cronológica.

Título nacional interrompido


Com um plantel de remendos, recorrendo a vários retornos de empréstimo (Vaná foi a única contratação no início da época), Sérgio Conceição conseguiu devolver o FC Porto aos títulos de campeão nacional, após quatro triunfos consecutivos do Benfica, impedindo o penta das águias.


O remate certeiro de Héctor Herrera na Luz, aos 90 minutos, em duelo da 30.ª jornada, fica nos livros de história do futebol português como o golo permitiu ao FC Porto ultrapassar o rival na tabela, quando restavam apenas mais quatro jornadas. A partir desse triunfo (1-0), os dragões não mais vacilaram, terminando a Liga com 88 pontos, mais sete do que a equipa de Rui Vitória.

Eliminatória épica na Liga dos Campeões


Depois de ter passado a fase de grupos da Liga dos Campeões pelo segundo ano seguido, Sérgio Conceição liderou os dragões a uma eliminatória épica contra a Roma, nos oitavos de final da prova milionária. Após um desaire na capital italiana (1-2), os azuis e brancos deram a volta na segunda mão, no Dragão (3-1). O golo decisivo foi apontado por Alex Telles, de penálti, já no prolongamento, a três minutos dos 120'.

Frustração na estreia da Liga dos Campeões


Não é de boa memória para os portistas o início da temporada 2019/20. Depois de ter perdido o título para o Benfica de Bruno Lage na época anterior, os azuis e brancos viram-se forçados a disputar a terceira pré-eliminatória de acesso à Liga dos Campeões, onde caíram (com estrondo) aos pés do Krasnodar. Um triunfo suado (1-0) na primeira mão, na Rússia, fazia antever uma qualificação para o play-off tranquila, mas os russos gelaram a casa portista com uma vitória por 3-2, beneficiando da regra dos golos fora. Ao intervalo, o FC Porto perdia por 0-3 em pleno Estádio do Dragão. No fim, ainda esteve perto de empatar o jogo, mas os golos de Zé Luís (57') e Luis Díaz (77') não foram suficientes. Os dragões caíam para a Liga Europa, na qual seriam eliminados nos 16 abos de final, ante o Bayer Leverkusen.

Título nacional recuperado


Triunfo muito importante no clássico do Dragão, que permitiu uma aproximação aos encarnados. Depois deste encontro, relativo à 20.ª jornada, o FC Porto ficou a quatro pontos do Benfica, embalando depois para a recuperação do título.


A confirmação do segundo título de campeão na era Sérgio Conceição chegou em plena pandemia, no clássico frente ao Sporting, na 32.ª e antepenúltima jornada. Golos de Danilo Pereira e Moussa Marega fizeram a diferença, oferecendo aos dragões o 29.º campeonato da sua história.

Dobradinha conquistada


Primeira Taça de Portugal conquistada por Sérgio Conceição pelos azuis e brancos, permitindo ao FC Porto conquistar a dobradinha. Realizada em Coimbra, a final da prova rainha ficou marcada pelo bis de Chancel Mbemba, num duelo em que os dragões ficaram reduzidos a 10 unidades muito cedo, por expulsão de Luis Díaz aos 38 minutos. O melhor que o Benfica conseguiu fazer foi reduzir, por intermédio de Carlos Vinícius, já perto do fim.

Eliminação dramática da Liga dos Campeões


Derrota com sabor a vitória. O apuramento para os quartos de final da Liga dos Campeões chegou de forma dramática. Um golo de livre direto apontado por Sérgio Oliveira, já no prolongamento, deu vantagem aos portistas nos golos marcados fora de casa. Na fase seguinte da prova milionária, os dragões sucumbiram ante um Chelsea que viria a sagrar-se campeão europeu, sob a égide de Tuchel.

Mais um título nacional conquistado


Um golo de Zaidu ao cair do pano, em pleno Estádio da Luz, na penúltima jornada, selou o último campeonato ganho por Conceição ao leme dos dragões. Nessa época, recorde-se, os portistas estabeleceram novo recorde pontual, tendo amealhado 91 pontos ao longo da campanha, mais seis do que o Sporting, segundo classificado.

Goleada histórica sobre o Benfica


Apesar de ter terminado o campeonato no terceiro lugar, a 18 pontos do campeão Sporting e a oito do Benfica, o triunfo gordo na ronda 24 da Liga sobre os encarnados por 5-0 ficará na história dos dois clubes. Treze anos depois, os dragões voltaram a aplicar chapa 5 às águias, num duelo de sentido único de início ao fim.

Despedida em grande


Melhor despedida era impossível. Sérgio Conceição deixou o FC Porto após a conquista de mais uma Taça de Portugal, a terceira consecutiva, no clássico contra o Sporting. Já no prolongamento, e com mais uma unidade que os leões, os dragões levaram a melhor. Mehdi Taremi, de saída para o Inter, marcou o golo decisivo.

Bruno Lage, a única certeza num Benfica em turbulência

  1. Bruno Lage entrou numa fase difícil, mas aceitou as regras do jogo de peito aberto e com entusiasmo
  2. Lage ganhou os dois primeiros jogos e mostrou ter planos alternativos, como se viu na vitória em Belgrado
  3. O sucesso de Bruno Lage é crucial para o futuro próximo do Benfica
  4. Os benfiquistas devem dar tempo a Lage para trabalhar

Assembleia Geral do Benfica: Aprovada a revisão estatutária apesar de turbulência

  1. A proposta global de revisão dos estatutos do Benfica foi aprovada por extensa maioria, num sufrágio que contou com 1644 sócios
  2. João Diogo Manteigas apresentou um requerimento a pedir a suspensão e posterior adiamento da Assembleia Geral Extraordinária
  3. O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, decidiu abandonar o pavilhão sem dar qualquer explicação
  4. Rui Costa pediu desculpas pelo sucedido e sugeriu que os trabalhos fossem retomados

Samu descomplicou, o avançado por quem o FC Porto precisava

  1. Samu descomplicou o que afinal sempre foi bem simples: basta marcar...
  2. Vítor Bruno elogiou os quatro jogadores que tem no plantel para fazer a posição de ponta de lança
  3. Namaso continuará a ter vida, mas terá de esperar nova oportunidade
  4. Samu marcou dois golos no jogo contra o Vitória

Sporting procura manter liderança diante do AVS

  1. Sporting está invicto na Liga com 5 vitórias consecutivas
  2. Sporting tem a melhor média de golos marcados por jogo (3,4)
  3. Sporting tem a melhor defesa da Liga com 4 jogos seguidos sem sofrer golos
  4. Rúben Amorim pode igualar melhor arranque de sempre do Sporting

Vítor Bruno explica remoção de Otávio da ficha de jogo

  1. Vítor Bruno explica decisão de não incluir Otávio na ficha de jogo
  2. Treinador do FC Porto diz que foi decisão para 'proteger o jogador'
  3. Otávio tinha estado em destaque, mas por erros cometidos
  4. Bruno garante que Otávio vai voltar a jogar porque 'confio muito nele'