Mercado de transferências bom negócio para clubes portugueses
O mercado de transferências de verão tem sido muito lucrativo para os dois principais clubes portugueses, Sporting e Benfica, que conseguiram encaixar um total de 49,2 milhões de euros com a venda de jogadores formados nas suas academias.
Este valor demonstra a capacidade destes clubes em formar e valorizar talentos, conseguindo obter receitas significativas com as vendas dos seus jovens jogadores.
Sporting lidera com 21,3 milhões de euros
O Sporting lidera este ranking, tendo já embolsado 21,3 milhões de euros com as transferências de jogadores da sua formação. O principal contributo veio da venda de Mateus Fernandes, médio de 20 anos, que se transferiu para o Southampton por 20 milhões de euros, mais 5 milhões em possíveis bónus.
«É possível que o Mateus possa sair. São os dilemas do nosso clube. Queremos manter os jovens todos, mas temos de fazer escolhas», revelou o treinador do Sporting, Rúben Amorim, antes do jogador viajar para Inglaterra no domingo.
Além de Mateus Fernandes, o Sporting vai encaixar verbas referentes às transferências de outros jovens, como Nazinho (2 milhões de euros para o Cercle de Brugge), Palhinha (2,9 milhões de euros para o Fulham) e Renato Veiga (1,4 milhões de euros para o Basileia).
Benfica encaixa 28 milhões com David Neres
Já o Benfica arrecadou 28 milhões de euros com a venda de David Neres ao Nápoles. O internacional brasileiro, de 27 anos, assinou um contrato válido até junho de 2028, com mais um ano de opção, e vai auferir um salário anual de 3 milhões de euros líquidos, mais bónus.
«A direção liderada por Rui Costa garante um encaixe financeiro na ordem dos 28 milhões de euros, dois anos depois de ter adquirido o jogador ao Shakhtar Donetsk, por 15 milhões de euros», revelou o portal italiano Calciomercato.
David Neres, que se despediu do Benfica com 17 golos e 25 assistências em 83 jogos oficiais, realizou esta segunda-feira os exames médicos no Nápoles e deverá ser apresentado nas próximas horas.