Despedida da Academia Cristiano Ronaldo
Mateus Fernandes, médio de 20 anos, despediu-se este domingo da Academia Cristiano Ronaldo, em Alcochete, e viajou para Inglaterra, onde vai representar o Southampton na próxima temporada. O Sporting recebe 15 milhões de euros fixos pela transferência, mas o valor final do negócio pode chegar aos 20 milhões, uma vez que o clube de Alvalade reservou 10% do valor de uma futura venda do jogador.
O jovem médio, que esteve cedido ao Estoril na época passada, fez a sua última aparição pelo Sporting no último jogo da temporada, uma goleada por 6-1 sobre o Nacional. Apesar de não ter saído do banco nesse encontro, Rúben Amorim já tinha admitido a possibilidade da saída de Mateus Fernandes. «O Mateus Fernandes pode sair. São aqueles dilemas do nosso clube, queremos manter todos mas temos de fazer essas decisões, por isso é que não jogou», afirmou o treinador dos leões.
Valorização no Estoril
Depois de uma época de empréstimo no Estoril, onde realizou 35 jogos, marcou um golo e fez três assistências, Mateus Fernandes regressou a Alvalade no início deste verão. No entanto, o Sporting já tinha recebido uma proposta para vender o jogador há um ano, mas optou por cedê-lo para que pudesse evoluir. As boas exibições ao serviço dos canarinhos acabaram por valorizar o médio e gerar um encaixe financeiro importante para os leões.
Com a saída de Mateus Fernandes, o meio-campo do Sporting fica com menos uma solução, ficando Morten Hjulmand, Hidemasa Morita e Daniel Bragança como as principais opções para o miolo. Dário Essugo, que na época passada foi cedido ao Chaves, poderá também ter mais oportunidades. Por outro lado, a chegada do extremo uruguaio Maximiliano Rodrigues, proveniente do Toluca, pode permitir a Pedro Gonçalves atuar com mais frequência no meio-campo.