Paulinho apresentado no Toluca com grande entusiasmo

  1. Paulinho foi apresentado esta terça-feira no Toluca
  2. Paulinho representava o Sporting desde 2021
  3. Toluca é o terceiro clube com mais títulos no México
  4. Adeptos mexicanos são muito apaixonados pelo futebol

Paulinho «não está no México para passear»


O avançado português Paulinho foi esta terça-feira apresentado oficialmente como reforço do Toluca, do México. Em conferência de imprensa, o jogador, de 31 anos, mostrou-se muito entusiasmado com esta nova etapa da sua carreira, garantindo que não veio «para passear» e que irá dar tudo de si para ajudar a equipa a vencer.

«Em primeiro lugar, vou falar português para já, mas acredito que daqui a algum tempo já fale muito bem espanhol», começou por referir Paulinho, que representava o Sporting desde 2021. O jogador garantiu que é «um orgulho muito grande estar num clube com a dimensão do Toluca», que é «o terceiro clube com mais títulos no México e tem uma história enorme e adeptos incríveis».

Saída da «zona de conforto» em Portugal


Na sua apresentação, o antigo jogador do Sporting revelou que desde o primeiro momento em que o treinador lhe falou, «tive a certeza que era aqui que queria estar». Paulinho admitiu que em Portugal «não conhecemos muito o campeonato mexicano (...) até por causa do fuso horário», mas que «há muitos jogadores mexicanos com muita qualidade a jogar em Portugal».

O avançado garantiu que queria «sair de Portugal, da [sua] zona de conforto, ter uma experiência fora da Europa», e que «achei que o México e o Toluca seriam o ideal» para essa nova etapa. Paulinho revelou que chegou a ponderar outras opções, como o Médio Oriente, mas que o facto de o treinador ser português e a paixão dos adeptos mexicanos pelo futebol o convenceram.

Objetivo é ajudar Toluca a vencer


Paulinho mostrou-se consciente da história e dimensão do Toluca, terceiro clube com mais títulos no México, e prometeu dar tudo de si para ajudar a equipa a voltar a vencer. «Sei um pouco da história do Toluca, que é o terceiro clube com mais títulos [no México], que tem adeptos incríveis e um ambiente incrível no estádio», afirmou.

O avançado garantiu que não veio «para cá para passear, para acabar a carreira», mas sim «para jogar, para ajudar o Toluca a ganhar». Paulinho elogiou ainda a qualidade dos jogadores mexicanos que têm passado pelos principais clubes do futebol português, como Benfica e FC Porto, e mostrou-se confiante de que vai conseguir adaptar-se à altitude do México.

Boa imagem dos jogadores mexicanos em Portugal


«Em Portugal temos uma boa imagem dos jogadores mexicanos. No Sporting, por acaso, acho que só tivemos um ou dois, mas no Benfica e no FC Porto já passaram muitos mexicanos com qualidade. Onde puder ajudar, vou ajudar, mas também acredito que vou aprender muito porque vocês são um país com muita qualidade», referiu Paulinho.

O jogador admitiu que a altitude em Portugal «é uma coisa que não existe e acho que foi o primeiro choque», mas garantiu que «também vou acabar por me adaptar». Paulinho assegurou que foi «muito bem recebido» no Toluca e que a ajuda de quem fala português facilita a sua integração, apesar de já entender «quase tudo em espanhol».

Mensagem aos adeptos do Toluca


Paulinho deixou ainda uma mensagem aos adeptos do Toluca, garantindo que vai dar tudo de si pela equipa. «Sei que são adeptos muito apaixonados pelo clube. O que posso dizer é que vou dar tudo de mim, ser o que fui até hoje, muito profissional e vou deixar a vida em campo pelo Toluca», prometeu.

Apesar de assumir que os avançados «querem marcar muitos golos», o internacional português colocou os objetivos da equipa acima dos seus próprios. «É normal os avançados quererem marcar muitos golos, mas acima de tudo toda a gente quer que o Toluca volte a ganhar títulos. Esse será o objetivo de todos na equipa, incluindo eu. Nunca colocarei os meus objetivos pessoais à frente dos da equipa», concluiu.

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida

Lille empata 3-3 com Estrasburgo e soma quinto jogo seguido sem vencer

  1. Lille perdeu com o Sporting por 2-0 na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
  2. Lille empatou 3-3 com o Estrasburgo, ficando no 5.º jogo consecutivo sem vencer na Ligue 1
  3. Zhegrova marcou dois golos, sendo o segundo assistido por Angel Gomes
  4. Andrey Santos, Diego Moreira e Nanasi marcaram para o Estrasburgo
  5. Jonathan David converteu uma grande penalidade no minuto 84 para evitar a 5.ª derrota consecutiva do Lille

Penafiel goleia Tocha e avança na Taça de Portugal

  1. Penafiel goleou Tocha por 4-1 na 2ª eliminatória da Taça de Portugal
  2. Suker marcou dois golos, Skuka e Gabriel Barbosa fizeram os outros
  3. Mafra e União de Leiria também venceram jogos da Taça
  4. Pevidém eliminou o Marítimo após prolongamento com triunfo por 2-1

Benfica qualifica-se para a Liga dos Campeões de Basquetebol

  1. Vitória do Benfica por 91-85 sobre Fribourg Olympic na final do Torneio 1 da fase de apuramento
  2. Equipa orientada por Norberto Alves
  3. Benfica eliminou Rilski Sportist (Bulgária) por 89-88 nas meias-finais
  4. Fribourg Olympic eliminou Norrkoping Dolphins (Suécia) por 80-79