Desportistas lamentam a morte de Manuel Fernandes, lenda do Sporting e do futebol português

  1. Manuel Fernandes foi jogador, treinador e dirigente do Sporting
  2. Fernandes jogou 30 jogos pela seleção nacional e marcou 7 golos
  3. Mourinho considerou Fernandes a segunda pessoa mais importante na sua carreira
  4. Fernandes foi respeitado por adeptos de clubes rivais, como Eusébio e Fernando Gomes

A morte de Manuel Fernandes, antigo jogador e treinador do Sporting, aos 73 anos, deixou o mundo do futebol português em luto. Várias figuras do desporto nacional reagiram com pesar à partida daquela que foi uma lenda do clube de Alvalade e do futebol português.

O treinador do Al Hilal, Jorge Jesus, que chegou a ser companheiro de equipa de Manuel Fernandes no Sporting na época 1975/76, recordou o «colega e amigo» com saudade. Numa publicação nas redes sociais, Jesus partilhou uma fotografia com o Eterno Capitão leonino, acompanhada da legenda «Há pessoas que são eternas!».

Homenagens do Sporting


Também no Sporting, o treinador Rúben Amorim, o capitão Sebastián Coates e o diretor desportivo Hugo Viana deixaram sentidas mensagens de pesar. Amorim afirmou que Fernandes «deixa um vazio enorme no nosso clube» e que foi «um campeão no futebol e na vida». Coates sublinhou o «legado» deixado pelo antigo futebolista, treinador e dirigente, enquanto Viana recordou os últimos momentos em que conviveu com Fernandes, destacando a sua «paixão pelo Sporting».

Outras homenagens


Para além do Sporting, outras figuras do desporto nacional também reagiram à morte de Manuel Fernandes. O primeiro-ministro Luís Montenegro lamentou a partida do «atleta de excelência e amante do desporto», destacando o seu «fair play e dimensão humana».

Já o treinador José Mourinho, que cruzou caminhos com Fernandes no início da sua carreira, afirmou ter uma «dívida de gratidão» para com o antigo mister. Em declarações à CNN Portugal, Mourinho recordou o papel fundamental que Fernandes teve na sua transição para o futebol profissional, quando o levou do Vitória de Setúbal para o Sporting. «Para mim, depois do meu pai, foi a pessoa mais importante na minha carreira. O primeiro a acreditar em mim», sublinhou o técnico do Fenerbahçe.

Um ícone do futebol português


Mourinho traçou ainda um paralelismo entre a figura de Manuel Fernandes e outros ícones do futebol português, como Eusébio e Fernando Gomes, destacando a sua capacidade de ser respeitado por adeptos de clubes rivais. «Conseguiram ser respeitados por todos», afirmou o treinador.

Manuel Fernandes notabilizou-se como jogador no Sporting, nas décadas de 70 e 80, tendo ainda desempenhado funções de treinador (2000/01) e coordenador de scouting, entre 2015 e 2019. Pela seleção nacional, disputou 30 jogos e marcou sete golos.

A morte de Manuel Fernandes, vítima de doença prolongada, deixa um vazio no futebol português. As homenagens e recordações partilhadas pelas diversas figuras do desporto nacional demonstram a importância e o legado deixado por esta lenda do Sporting e do futebol português.

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida

Lille empata 3-3 com Estrasburgo e soma quinto jogo seguido sem vencer

  1. Lille perdeu com o Sporting por 2-0 na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
  2. Lille empatou 3-3 com o Estrasburgo, ficando no 5.º jogo consecutivo sem vencer na Ligue 1
  3. Zhegrova marcou dois golos, sendo o segundo assistido por Angel Gomes
  4. Andrey Santos, Diego Moreira e Nanasi marcaram para o Estrasburgo
  5. Jonathan David converteu uma grande penalidade no minuto 84 para evitar a 5.ª derrota consecutiva do Lille

Penafiel goleia Tocha e avança na Taça de Portugal

  1. Penafiel goleou Tocha por 4-1 na 2ª eliminatória da Taça de Portugal
  2. Suker marcou dois golos, Skuka e Gabriel Barbosa fizeram os outros
  3. Mafra e União de Leiria também venceram jogos da Taça
  4. Pevidém eliminou o Marítimo após prolongamento com triunfo por 2-1

Benfica qualifica-se para a Liga dos Campeões de Basquetebol

  1. Vitória do Benfica por 91-85 sobre Fribourg Olympic na final do Torneio 1 da fase de apuramento
  2. Equipa orientada por Norberto Alves
  3. Benfica eliminou Rilski Sportist (Bulgária) por 89-88 nas meias-finais
  4. Fribourg Olympic eliminou Norrkoping Dolphins (Suécia) por 80-79