O portal Transfermarkt, especializado no valor de mercado dos futebolistas, atualizou os valores de mercado dos jogadores fora das cinco principais ligas do mundo (Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália), destacando Portugal como um dos principais destinos para jogadores de alto valor. Entre os jogadores mais valiosos fora das 'Big 5', o avançado sueco do Sporting, Viktor Gyokeres, lidera a lista.
Em declarações ao portal, Pedro Ferreira, médio português com experiência no futebol dinamarquês, comentou sobre a qualidade do futebol nórdico e a adaptação dos jogadores a diferentes realidades. «A nível social e cultural foi onde senti mais diferenças. Por exemplo, estamos no meio da cidade e não se ouve as pessoas a falar aos gritos. São muito civilizados e respeitadores. No inverno, é muito complicado por causa do frio. Amanhece às 9h da manhã e às 15h30 já está de noite outra vez e o inverno lá é mais de meio ano», afirmou Pedro Ferreira.
Tomás Pereira, treinador com experiência no futebol dinamarquês e atualmente na Federação Sueca de Futebol, também partilhou insights sobre a formação de jogadores nórdicos. «Uma das respostas poderá ser o desaparecimento do futebol de rua em Portugal. Há muitos campos vedados: fica complicado entrar nos campos fora dos horários de treino - e isso não acontece na Noruega. Além da densidade enorme de campos, as coisas foram evoluindo e já há muitos campos com aquecimento subterrâneo, o que mantém o campo limpo mesmo em alturas de neve. Isso faz com que as crianças possam jogar quando entenderem», explicou Pereira.
Aposta do Sporting no mercado nórdico
A aposta do Sporting no mercado nórdico foi também abordada, com Tomás Pereira revelando detalhes sobre a análise de jogadores como Haaland e Odegaard. «Na altura do Bryne - o Haaland ainda nem estava no Molde -, fiz um relatório e entreguei ao meu chefe. O relatório chegou ao Sporting um mês depois do Haaland ter assinado com o Molde. Por isso, muito perto não esteve, mas foi feito um relatório com pés e cabeça, a explicar o potencial do jogador», disse Pereira.
Comentário de Fran sobre a carreira de Nico González
Fran, pai do jogador portista Nico González, comentou sobre a carreira do médio e a sua passagem por clubes como Barcelona, Valencia e FC Porto. «Está a transformar-se num viajante. Mas com 22 aninhos ter essas equipas nas costas, não está mal. Não pôde ir aos sub-21 por motivos físicos... Não está mal», afirmou Fran.
A presença de jogadores nórdicos no futebol português e a sua adaptação ao contexto competitivo foram temas em destaque, com a expectativa de ver o impacto desses talentos nos jogos futuros. O futebol português continua a atrair jogadores de qualidade de várias partes do mundo, consolidando a sua posição como um dos destinos preferidos para jogadores fora das principais ligas europeias.