Geny Catamo tem sido uma das grandes surpresas do Sporting nesta temporada. O jogador de 22 anos passou no teste da pré-época e conquistou um lugar na equipa principal, tendo já decidido jogos importantes. Devido ao seu desempenho, o clube decidiu renovar o seu contrato, que termina em 2025. Além disso, a administração leonina está em negociações para adquirir os restantes 75% do passe de Catamo, que ainda pertencem ao Amora.
As conversas com o Amora têm sido pouco conclusivas, mas a administração do Sporting está determinada em concluir o negócio. De acordo com informações recolhidas por ABOLA, o valor da transferência deverá ficar ligeiramente acima dos 2 milhões de euros. Além disso, o clube moçambicano Academia Black Bulls, onde Catamo se formou, terá direito a uma percentagem do valor da transferência.
Apesar da pressa em resolver o negócio, a prioridade do Sporting é a renovação do contrato do jogador, que já está praticamente acertada. Catamo irá prolongar o seu vínculo até 2029, tornando-se o jogador com o contrato mais longo de todo o plantel. Além disso, o seu vencimento será significativamente aumentado e ele será blindado com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Até o momento, Catamo já disputou 15 jogos pelo Sporting, cinco deles como titular, tendo acumulado 623 minutos em campo e marcado dois golos, além de duas assistências.