Diogo Costa, a «muralha» de Portugal que nasceu a marcar a história

  1. Diogo Costa nasceu em 1999
  2. Diogo Costa começou a jogar no Pinheirinhos de Ringe, um clube de Santo Tirso
  3. Diogo Costa integrava os sub-13 do FC Porto quando André Villas-Boas treinou o clube
  4. Diogo Costa tem uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros no FC Porto

Diogo Costa nasceu em 1999, numa altura em que o mundo tecnológico estava preocupado com o chamado «bug do milénio». A passagem do número 99 para o 00 era aguardada com expectativa por especialistas informáticos, mas tudo ficou resolvido com a inteligência e as mãos habilidosas desses profissionais. O mundo fez o computador entender que 19 e 00 não era 1900, e o «bug» acabou por não atrapalhar a vida mundial.

Nessa altura, Francisco da Costa e Armanda Meireles, pais de Diogo Meireles Costa, jamais imaginariam que, muitos anos depois, o filho daria nome a um «bug» esloveno no Euro2024. Há dias que marcam a carreira, e Diogo Costa viveu em Frankfurt um desses dias.

Frankfurt, o palco da consagração


Se imagina que Frankfurt, capital financeira da Europa, é palco para gente de fato e gravata ou vestido e pasta de negócios, saiba que Diogo Costa precisou apenas de um equipamento desportivo de Portugal e um par de luvas. O resto deveu-se ao seu trabalho. «Acredito em mim e agradeço à minha família. Foi o jogo em que consegui ajudar mais a minha equipa e é nisso que me foco», confessou Diogo Costa, à Sport TV, após o apito final.

O guarda-redes agarrou uma nação «valente e imortal» pelas mãos. Diogo Costa mostrou que segurança é o seu «nome» do meio. O menino que cresceu em Santo Tirso nasceu na Suíça, em Rothrist; talvez aí esteja a explicação para alguém que não se atrapalha com o ponteiro do relógio e mostra segurança sempre a qualquer hora.

Das «Escolas do Benfica» ao FC Porto


O país dos relógios e dos chocolates cedo ficou para trás e na frente esteve sempre a baliza. Foi no modesto Pinheirinhos de Ringe, um clube de Santo Tirso, que Diogo Costa começou a jogar à bola. Ou a defendê-la. Ainda passou pelas escolas do Benfica na academia do Prado, em Braga, antes de se tornar um dragão de corpo e alma.

Ao FC Porto apenas chegaria em 2011, um ano pintado de glória para as cores azuis e brancas. Diogo Costa integrava os sub-13 do FC Porto quando André Villas-Boas treinou um FC Porto dominador em Portugal e na Liga Europa.

A confiança de Iker Casillas


Desde que entrou no universo FC Porto que o nome de Diogo Costa não mais saiu do radar dos especialistas. Campeão e um vencedor em todos os escalões de formação do FC Porto, cedo Iker Casillas nele depositou esperanças. «O rapaz vai ser um fenómeno», palavras de Casillas.

Numa era em que tudo o que passa, passa na internet, foi nas redes sociais que o prestigiado Casillas deixou para sempre umas palavras em jeito de antevisão para a carreira de Diogo Costa. «Há uma estrela a despontar. Chama-se Diogo Costa e eu acho que vai ser um guarda-redes soberbo». Alguém ainda duvida?», disse Iker Casillas, há seis anos. Mais recentemente, 'San Iker' voltou a render-se a Diogo Costa. «Este rapaz vai ser um fenómeno. Grande!», disse o antigo guarda-redes espanhol, na rede X, antigo Twitter, quando Diogo Costa brilhou na Liga dos Campeões ao travar vários penáltis.

O valor de Diogo Costa


O guarda-redes integra o plantel do FC Porto desde a temporada 2018/19. Nessa época, ainda estava a defender as redes da equipa B e dos Sub-19. Ao longo dos anos, a cotação de Diogo Costa tem aumentado. O jogador tem, por esta altura, uma cláusula de rescisão de 75 milhões de euros. Esse é o valor que o FC Porto pede a quem o quiser contratar.

Se há quem, em tempos, tenha visto «Diogo Costa como uma coisa lá do marketing do FC Porto», a verdade é que as mãos do guarda-redes estão cada vez mais firmes, como as de um alpinista que sobe a montanha.

O «menino» que se fez «homem» nos postes


Firmes são as mãos de Diogo Costa como as de João Garcia, que chegaram ao cume do Evereste, a montanha mais alta do mundo, no ano em que Diogo Costa abria os olhos ao planeta. Agora, é o tempo em que Diogo Costa é considerado como «a muralha» de Portugal.

O menino que se fez homem entre os postes, começou no Pinheirinhos de Ringe. E nunca esquece as origens. «Tenho muito orgulho em ter começado no Pinheirinhos, perto de casa e é um privilégio representá-los a este nível», disse Diogo Costa, em conferência de imprensa já durante o Euro2024.

O futuro de Diogo Costa


Apesar de gostar de rematar às redes adversárias, foi na baliza da sua equipa que encontrou um modo de vida. «Correu bem e fui ficando», já explicou Diogo Costa.

Agora, é dono e senhor das redes da Seleção Nacional e do FC Porto. Na Invicta, André Villas-Boas espera continuar a vê-lo a cumprir o contrato que tem com o FC Porto. «É um dos maiores ativos do FC Porto e não temos interesse nenhum em ver-nos livres dele. Queremos que continue a dignificar as cores do FC Porto e penso que assim será», disse André Villas-Boas, em declarações aos jornalistas durante uma visita à Câmara Municipal do Porto.

Diogo Costa tem contrato com o FC Porto até 2027 e recebe um salário bruto a rondar os 1,44 milhões de euros por temporada, de acordo com o site especializado Capology. O jovem guarda-redes é tido por especialistas como o guardião mais valioso da atualidade no futebol internacional. Por isso, os adeptos do FC Porto esperam que este continue a dar alegrias em tons de azul e branco. Com as cores nacionais tem dado muitas a um país à beira mar plantado. E aconteça o que acontecer, Portugal não esquece que em Frankfurt foi Diogo Costa a erguer-se para ficar entre as brumas da memória.

Luís Freire lamento empate «a frio» do Rio Ave após vantagem de 2-0

  1. Luís Freire, treinador do Rio Ave, lamentou o empate (2-2) da sua equipa na receção ao Estoril, depois de terem desperdiçado uma vantagem de dois golos
  2. Primeira parte do Rio Ave foi «boa» com «capacidade de ligar o jogo, com muita dinâmica e variando o jogo com passes longos»
  3. Rio Ave sofreu dois golos em quatro minutos na segunda parte, permitindo ao Estoril empatar a partida

Lille empata 3-3 com Estrasburgo e soma quinto jogo seguido sem vencer

  1. Lille perdeu com o Sporting por 2-0 na 1.ª jornada da Liga dos Campeões
  2. Lille empatou 3-3 com o Estrasburgo, ficando no 5.º jogo consecutivo sem vencer na Ligue 1
  3. Zhegrova marcou dois golos, sendo o segundo assistido por Angel Gomes
  4. Andrey Santos, Diego Moreira e Nanasi marcaram para o Estrasburgo
  5. Jonathan David converteu uma grande penalidade no minuto 84 para evitar a 5.ª derrota consecutiva do Lille

Penafiel goleia Tocha e avança na Taça de Portugal

  1. Penafiel goleou Tocha por 4-1 na 2ª eliminatória da Taça de Portugal
  2. Suker marcou dois golos, Skuka e Gabriel Barbosa fizeram os outros
  3. Mafra e União de Leiria também venceram jogos da Taça
  4. Pevidém eliminou o Marítimo após prolongamento com triunfo por 2-1

Benfica qualifica-se para a Liga dos Campeões de Basquetebol

  1. Vitória do Benfica por 91-85 sobre Fribourg Olympic na final do Torneio 1 da fase de apuramento
  2. Equipa orientada por Norberto Alves
  3. Benfica eliminou Rilski Sportist (Bulgária) por 89-88 nas meias-finais
  4. Fribourg Olympic eliminou Norrkoping Dolphins (Suécia) por 80-79