A Ligue 1, o campeonato francês de futebol, acaba de criar um novo prémio para destacar os melhores criadores de jogo da competição. Trata-se do prémio de Melhor Criador, que será atribuído ao jogador com mais assistências ao longo da temporada.
O vencedor deste prémio terá o privilégio de usar uma camisola especial, com o símbolo "P1" (Top Passeur) acima do seu nome, que o identificará como o melhor distribuidor de jogo da Ligue 1 no momento. Este símbolo poderá ser trocado entre jogadores ao longo do campeonato, à semelhança do que já acontece com o prémio de Melhor Marcador.
O primeiro jogador a receber esta distinção será o português João Neves, do Paris Saint-Germain. Segundo o comunicado da Liga de Futebol Profissional Francesa, «o médio luso, ex-jogador do Benfica, lidera atualmente a tabela de assistências da Ligue 1 com 7 passes decisivos dados aos seus companheiros». No entanto, Moses Simon, do Nantes, e Ludovic Blas, também do Nantes, também têm 6 assistências cada, pelo que Neves ainda poderá perder o prémio se for ultrapassado.
João Neves, que esteve recentemente lesionado mas já se encontra recuperado, «deverá estrear a camisola especial no próximo jogo do PSG», numa iniciativa da Liga de Futebol Profissional Francesa para «valorizar os jogadores criativos da competição».