Benfica no topo mundial da formação de jogadores
Um estudo divulgado esta quarta-feira pelo Observatório do Futebol (CIES) coloca o Benfica no topo mundial na formação de futebolistas de alto nível. De acordo com o relatório, os encarnados têm 94 atletas formados que atualmente atuam nas principais 49 ligas internacionais, o que lhes confere uma pontuação de 103.7 pontos no índice de formação.
O Sporting aparece em nono lugar, com 73 jogadores formados e um índice de 82 pontos, enquanto o FC Porto surge na 45.ª posição, com 46 jogadores e 50.7 pontos.
Formação de elite na academia benfiquista
«O Benfica é líder mundial na formação de futebolistas de alto nível, de acordo com um estudo do Observatório do Futebol (CIES) hoje divulgado, que coloca o Sporting em nono lugar e o FC Porto em 45.º», pode ler-se no comunicado.
Os encarnados superaram os argentinos do Boca Juniors (102.2 pontos e 93 futebolistas) e os espanhóis do FC Barcelona (98.6 pontos e 81 jogadores). O estudo teve em conta o número de jogadores formados a atuar nas principais 49 ligas mundiais, bem como o seu desempenho a nível sénior no último ano.