Gustavo Sá, médio de apenas 20 anos, tem sido uma das principais figuras do Famalicão na presente temporada. O jovem jogador tem conseguido destacar-se não só no campeonato português, mas também a nível internacional, sendo considerado um dos melhores médios infiltradores sub-21 do mundo.
Segundo um estudo recente do CIES - Observatório do Futebol, Gustavo Sá surge em 4º lugar na lista dos melhores jogadores desta posição e escalão etário, apenas atrás de Kendry Páez (Independiente del Valle, emprestado pelo Chelsea), Kobbie Mainoo (Manchester United) e Claudio Echeverri (River Plate). O relatório destaca a «contribuição ofensiva no terço ofensivo do terreno, incluindo dribles de um para um, remates, passes, assistências e criatividade em geral».
## Valor de mercado em ascensão
Além do destaque a nível de desempenho, Gustavo Sá tem também visto o seu valor de mercado a subir exponencialmente. De acordo com o portal Transfermarkt, o médio português tem atualmente um valor fixado em 10 milhões de euros, sendo o único jogador do Famalicão com um valor estabelecido em dois dígitos.
«Gustavo Sá é o único elemento da Liga Portugal Betclic nesses números e que não pertence aos quadros do FC Porto, Benfica, Sporting ou Sp. Braga», revela o estudo do CIES, que estima o valor do jogador entre os 14,9 e os 17,1 milhões de euros no atual mercado de transferências.
## Contribuição decisiva na época
Esta época, Gustavo Sá tem sido uma peça fundamental na engrenagem do Famalicão, tendo contribuído com dois golos e duas assistências em 16 jogos disputados. «O médio português é também o único elemento a atuar no campeonato nacional em destaque nesta categoria», salienta o CIES.
Com apenas 20 anos, Gustavo Sá tem demonstrado uma maturidade e capacidade de influenciar o jogo da sua equipa que o colocam em destaque não só no panorama futebolístico português, mas também a nível internacional.