Entusiasmo português cresce em Hamburgo com a possibilidade da Seleção chegar aos quartos de final

  1. Entusiasmo português cresce em Hamburgo com a possibilidade da Seleção chegar aos quartos de final
  2. 30 de junho de 2022
  3. Mais de 10 mil pessoas juntaram-se em 2016 no bairro português para festejar a vitória de Portugal
  4. "Gostava muito que eles viessem cá", diz Virgilio Gomes da Silva, dono do restaurante O Farol

Ainda falta defrontar a Geórgia, para fechar a fase de grupos, e depois ultrapassar o obstáculo que surgir nos oitavos de final, mas entre a comunidade portuguesa de Hamburgo já só se fala no dia 5 de julho, data em que a Seleção Nacional jogará na cidade, caso alcance os quartos de final.

A BOLA esteve no Portugiesenviertel, o bairro português, e testemunhou um entusiasmo crescente que já faz com que muitos emigrantes procurem bilhetes para esse encontro no Volksparkstadion.

Café Cristal: «Somos uma grande comunidade portuguesa aqui»


A visita começa pelo Café Cristal, onde a proprietária Ilda Machado ainda recupera da festa (e do trabalho) no dia do jogo com a Turquia, que garantiu a passagem à fase seguinte no primeiro lugar do Grupo F. «Foi um espetáculo. Não vi muito porque tive de trabalhar, mas foi muito bom, como sempre. Somos uma grande comunidade portuguesa aqui, e foi maravilhoso».


Ilda Machado acrescenta ainda que 30 por cento dos clientes a ver o jogo eram alemães. «Ganhar aqui o Euro seria maravilhoso, para nós que estamos longe do nosso país. Portugal está no nosso coração e seria maravilhoso para todos. A Alemanha é a nossa segunda casa, mas eles falam muito… não queria ir à final com eles, não gostava nada que eles ganhassem», assume a portuguesa nascida na Trafaria e criada em Vila Franca de Xira.

Olá Lisboa: «Estou otimista quanto a uma final entre Portugal e a Alemanha»


Logo ali ao lado, no Olá Lisboa, o capitão da Seleção, Cristiano Ronaldo, tem destaque ainda maior em forma de quadro. Também ali os alemães estavam em maioria quando Portugal venceu a Turquia, e António Ferreira conta que houve «muita festa e muito barulho». «Ainda bem que caiu uma chuvinha para acalmar os ânimos, mas depois continuou a festa», conta o funcionário.


Ferreira mostra ainda uma fotografia do patrão, Carlos Sequeira, a ver o jogo em Dortmund. «Estou otimista quanto a uma final entre Portugal e a Alemanha, e que ganhe Portugal. Se não, que ganhe a Alemanha. Estamos a prever uma final entre Portugal e Alemanha. É bom para todos», acrescenta.

A Varina: «Ouvi os golos e dei três saltos na cozinha»


Na cozinha do restaurante A Varina, António Jorge Mota não teve mãos a medir, com o trabalho, mas conseguiu ir acompanhando o jogo que deu a passagem portuguesa aos oitavos de final. «Ouvi os golos e dei três saltos na cozinha. Uma das vezes quase deixava cair a comida ao chão, mas o que vale é que não caiu. As ruas estavam completamente cheias, e com a vitória parecia o fim do mundo, com os carros a apitar e as bandeiras», recorda.


Mota acredita que muitos portugueses terão dificuldade em ir ver o jogo se Portugal jogar os quartos de final na cidade, de forma a manterem os estabelecimentos abertos, mas está seguro de que «seria uma loucura». Há 30 anos a viver na Alemanha, pensa já numa final entre a equipa das quinas e a seleção anfitriã: «Já se falava disso antes de começar o Euro. E se Portugal ganha, seria precisamente o que se passou em França. Seria bom para baixar o ego aos alemães, que é muito grande», justifica.

D. José: «É uma loucura ver a Seleção na Alemanha e a ganhar»


Em frente ao D. José está Nuno Silva, à espera dos primeiros clientes para almoço e também da tal final com a Alemanha. «Sempre que joga Portugal é uma grande emoção. Para qualquer emigrante, que está fora do seu país, ver a sua Seleção ganhar, ainda mais aqui, é espetacular. Há mais euforia, mais emoção, e os emigrantes vivem isso, sem tirar mérito aos portugueses que vivem no país. É uma loucura ver a Seleção na Alemanha e a ganhar, ainda por cima», diz o funcionário do restaurante da esquina da Ditmar-Koel-Strasse com a Rambachstrasse.

Casa do Benfica: «Se qualquer um deles entrasse aqui, o bairro ia fechar»


No Restaurante Casa do Benfica, do aveirense Albano Rocha, já se multiplicam os contactos para tentar arranjar bilhetes. O genro, Fábio Frade, acredita que ter a Seleção em Hamburgo «seria a loucura». «Lembro-me que em 2016 juntaram-se aqui mais de 10 mil pessoas para festejar a vitória portuguesa», recorda.


E se a equipa orientada por Roberto Martínez visitasse o bairro português? «Seria uma coisa inexplicável. O bairro fechava, sem hipótese. Se qualquer um deles entrasse aqui, o bairro ia fechar», acrescenta, sem hesitar ao ser desafiado a escolher um jogador - e apenas um – para visitar o estabelecimento da família. «Quem é que íamos escolher?! Não é por ser pró-Ronaldo, que eu gostava de conhecer todos, mas se houvesse essa hipótese, escolhia o Cristiano.»

O Farol: «Gostava muito que eles viessem cá»


Sentado na sua esplanada, Virgilio Gomes da Silva sorri com a possibilidade de receber a Seleção. «Gostava muito que eles viessem cá. Como acontece quando equipas portuguesas jogam aqui por perto, que aparece sempre um ou outro aqui pelo bairro, a passear. Isto tinha de fechar, para o pessoal andar tranquilo», refere o dono do restaurante O Farol.


Virgílio não se importava de fechar a casa só para eles. «Gostava que viesse o Félix ou o Pepe», responde.

Duelo interessante entre Gil Vicente e Casa Pia na Liga Portugal Betclic

  1. Ambas as equipas estão empatadas na classificação com 8 pontos, ocupando a 7.ª e 8.ª posição
  2. O Gil Vicente vem de uma vitória por 2-1 sobre o Sporting, enquanto o Casa Pia empatou 1-1 com o Boavista
  3. O Casa Pia está a disputar a sua primeira época na Liga Portugal Betclic, depois de ter sido promovido na época passada
  4. O treinador do Gil Vicente, Rui Almeida, está a cumprir a sua segunda época no clube, tendo terminado a última na 8.ª posição

Farense vs Arouca: os números por trás do duelo

  1. O Farense ocupa o 13.º lugar com 5 pontos, enquanto o Arouca é 10.º com 8 pontos
  2. O Farense vem de uma vitória sobre o Vizela (1-0), enquanto o Arouca empatou com o Sporting (1-1)
  3. O Farense tem a 3.ª pior defesa da Liga com 10 golos sofridos, enquanto o Arouca tem a 5.ª melhor com 6 golos sofridos

Bruno Lage, a única certeza num Benfica em turbulência

  1. Bruno Lage entrou numa fase difícil, mas aceitou as regras do jogo de peito aberto e com entusiasmo
  2. Lage ganhou os dois primeiros jogos e mostrou ter planos alternativos, como se viu na vitória em Belgrado
  3. O sucesso de Bruno Lage é crucial para o futuro próximo do Benfica
  4. Os benfiquistas devem dar tempo a Lage para trabalhar

Assembleia Geral do Benfica: Aprovada a revisão estatutária apesar de turbulência

  1. A proposta global de revisão dos estatutos do Benfica foi aprovada por extensa maioria, num sufrágio que contou com 1644 sócios
  2. João Diogo Manteigas apresentou um requerimento a pedir a suspensão e posterior adiamento da Assembleia Geral Extraordinária
  3. O presidente da Mesa da Assembleia Geral, Fernando Seara, decidiu abandonar o pavilhão sem dar qualquer explicação
  4. Rui Costa pediu desculpas pelo sucedido e sugeriu que os trabalhos fossem retomados

Samu descomplicou, o avançado por quem o FC Porto precisava

  1. Samu descomplicou o que afinal sempre foi bem simples: basta marcar...
  2. Vítor Bruno elogiou os quatro jogadores que tem no plantel para fazer a posição de ponta de lança
  3. Namaso continuará a ter vida, mas terá de esperar nova oportunidade
  4. Samu marcou dois golos no jogo contra o Vitória

Sporting procura manter liderança diante do AVS

  1. Sporting está invicto na Liga com 5 vitórias consecutivas
  2. Sporting tem a melhor média de golos marcados por jogo (3,4)
  3. Sporting tem a melhor defesa da Liga com 4 jogos seguidos sem sofrer golos
  4. Rúben Amorim pode igualar melhor arranque de sempre do Sporting

Vítor Bruno explica remoção de Otávio da ficha de jogo

  1. Vítor Bruno explica decisão de não incluir Otávio na ficha de jogo
  2. Treinador do FC Porto diz que foi decisão para 'proteger o jogador'
  3. Otávio tinha estado em destaque, mas por erros cometidos
  4. Bruno garante que Otávio vai voltar a jogar porque 'confio muito nele'