Rui Borges, treinador da equipa, abordou recentemente as questões de arbitragem e o desempenho dos jogadores, especialmente em relação ao incidente com Luiz Suárez após o jogo contra o Gil Vicente. Durante as suas declarações à imprensa, Borges afirmou: “Em relação a isso do Luis, li pelos jornais. Pode ter sido algo a quente, mas não sei, não vou entrar por aí. Não houve com toda a certeza qualquer tumulto com árbitros ou com a equipa adversária. Houve zero tumultos nesse sentido, por isso não me vou alongar muito nisso.” Assim, reforçou a importância de um ambiente pacífico e da valorização do futebol português, afirmando: “Espero, e volto a dizer, que o ruído não se faça sentir e que se valorize mais o futebol português, o nosso campeonato, mais do que a qualquer ruído que possa condicionar o que quer que seja, sejam treinadores, jogadores ou árbitros.”
Além de discutir a questão da arbitragem, Rui Borges também aproveitou a ocasião para falar sobre a chegada do novo reforço, Luís Guilherme. O treinador destacou a versatilidade do jovem médio, que se juntou à equipa vindo do West Ham. “É um jogador que nós identificámos, é um jogador para o imediato, mas, acima de tudo, de futuro. É um miúdo em que nós vimos muito potencial, pode fazer mais do que uma posição e é um acrescento àquilo que é o grupo, em termos de qualidade técnica, mas também em termos de carácter”, detalhou Borges, fazendo uma analogia às características de Luís Guilherme com as de dois outros jogadores do plantel: “O Trincão é um deles, o Pote é outro jogador desse género.”
Integração na Equipa
Em relação à integração de Luís Guilherme na equipa, Rui Borges mostrou-se cauteloso: “Penso que poderá ou não estar no jogo, ainda não é um dado adquirido”. Contudo, reconheceu que o jogador poderá trazer múltiplas opções táticas, destacando que “ele no West Ham jogava mais à esquerda, no Palmeiras jogava mais à direita, a sua formação foi a 10, por isso é um miúdo que nos dá várias soluções em algumas posições.”
Com uma expectativa em relação ao desenvolvimento do jogador ao longo do tempo, Borges sublinhou: “o Luís Guilherme entra nisso, nesse aspeto, é um miúdo que tem essas características muito próprias, pode nos dar essas três soluções, agora vai demorar algum tempo a perceber o que são as dinâmicas da equipa. Daí eu dizer que será um jogador para agora, mas mais para o futuro, até pela sua margem, pela sua idade e pela sua qualidade.”
Expectativas para o Futuro
O treinador acredita no potencial de Luís Guilherme e nas suas capacidades de adaptação ao estilo de jogo da equipa. A versatilidade do jogador pode ser um trunfo importante para Borges, especialmente em momentos críticos da temporada. Além disso, a integração de um jovem talento como Guilherme pode ajudar a renovar e reforçar o grupo.
Rui Borges finalizou as suas declarações enfatizando que o foco deve estar na valorização do futebol português e na construção de um ambiente saudável para todos os envolvidos, desde jogadores e treinadores até árbitros. É essencial que o desporto continue a ser apreciado e respeitado, independentemente do ruído externo.