Na manhã de segunda-feira, Francesco Farioli, treinador do FC Porto, deu uma entrevista à Sport TV+ onde partilhou a sua experiência na época. Uma das partes mais emocionantes da conversa foi a sua recordação de Jorge Costa, ex-jogador e uma lenda do clube. Ele lembrou que Costa expressou, após uma partida, que o FC Porto tinha “voltado a ter uma equipa”, algo que Farioli considera o lema para a atual temporada.
Farioli sublinhou: “Infelizmente não pude passar muito tempo com ele, mas todos sabemos quem foi, é e será o Jorge (Costa) na história do FC Porto. Sentimos a sua presença em todos os momentos, o legado estará sempre aqui, não só na camisola número dois, mas no modo de ser e de estar. As homenagens do futebol nacional e internacional dizem muito sobre a lenda e o eterno capitão que ele foi.”
Relação com André Villas-Boas
Na continuação da entrevista, Farioli partilhou também a influência do presidente André Villas-Boas na sua gestão. Ele afirmou que AVB é “o dirigente que conheço que mais percebe de futebol”. A relação entre os dois tem sido muito aberta e produtiva, onde Farioli relata que as conversas que têm são muito enriquecedoras: “A nossa comunicação é muito aberta, muito direta, há coisas que vemos de ângulos diferentes e isso enriquece muito as nossas conversas.”
Farioli destacou a importância de trabalhar com alguém como Villas-Boas, mencionando que as suas perspetivas e o seu conhecimento fazem uma grande diferença na condução da equipa, especialmente numa temporada tão desafiante.
O impacto de Thiago Silva
Juntamente com isso, Farioli destacou a importância de Thiago Silva, o reforço do FC Porto para janeiro. Ele acredita que Silva “vai acrescentar experiência e qualidade” e elogiou o seu caráter e mentalidade. “Ninguém discute o palmarés do Thiago (Silva), ele não estaria aqui se os últimos jogos não tivessem um certo nível nem se a sua mentalidade não fosse a correta. Ele vem para cá ajudar e apoiar a equipa.”
O treinador mostra-se entusiasmado com a chegada de Silva e acredita que a sua experiência será crucial para o desempenho do FC Porto nas competições em que está envolvido.
A paixão dos adeptos
Em outro foco, Farioli falou sobre a importância da paixão dos adeptos pelo FC Porto, uma paixão que ele e a sua família sentem intensamente. “A minha mulher, a minha filha e o meu filho estão sempre no Dragão. A minha filha é 24 horas portista. Se lhe perguntar quem somos, ela responde ‘Famiglia Portista’. Temos o canal do Porto no Youtube quase 24 horas por dia. Ela já conhece todas as músicas. Como podem imaginar, é imersão total, mas é uma grande sensação. Eu não podia estar mais grato.”
Ele destacou como a dedicação da torcida faz a diferença: “Aqui sente-se a paixão pelo clube quando andamos na rua, no restaurante, como as pessoas se dedicam ao clube. Fazem-nos sentir a importância do que estamos a fazer, da responsabilidade e é esse o maior privilégio no futebol.”
Com a época bem encaminhada, e o seu balança positivo até agora, Farioli parece muito comprometido em honrar a memória de Jorge Costa e em manter o espírito do FC Porto no seu trabalho. Ele finaliza expressando o seu compromisso: “Vamos lutar por ele, pela sua família e pela família portista.”