O velório de Aurélio Pereira, conhecido como Senhor Formação, foi um momento marcante que congregou várias figuras do desporto português. O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, destacou o impacto que Pereira teve na vida de muitos jovens atletas.
Rebelo de Sousa afirmou: “Ele era um formador, que pegava em miúdos com 14, 15, 16, 17 anos... Percebia-os, atuava como um segundo ou terceiro paizinho deles. Tinha uma capacidade de intuição e entendimento completamente diferente”, sublinhando a importância do trabalho de Pereira na formação de desportistas que viriam a servir a Seleção Nacional.
Agradecimentos de João Vieira Pinto
João Vieira Pinto, antigo campeão nacional pelo Sporting, também expressou a sua gratidão durante o velório. Ele recordou com emoção como Aurélio Pereira se interessou por ele desde muito jovem: “Quando tinha 13 anos, fiz um torneio no Sport Lisboa e Évora e ele já aí me perguntou se queria ir para o Sporting; quando o Benfica me dispensou, também dispensou o meu filho [Tiago Pinto, lateral-esquerdo] e ele veio pedir-me autorização para o levar para o Sporting.”
Vieira Pinto fez questão de mostrar o impacto que Pereira teve na sua vida e na vida do seu filho, reafirmando: “Guardo a memória de um homem bom, muito educado, preocupado, sempre um segundo pai... Para mim, para o meu filho e para muitos jovens da formação.”
O Legado de Aurélio Pereira
Através destas palavras de reconhecimento, fica evidente que Aurélio Pereira foi mais do que um simples formador; foi uma figura paternal que deixou uma marca indelével no desporto português. Marcelo Rebelo de Sousa sintetizou bem este sentimento ao afirmar: “Criou felicidade para muita gente e prestigiou Portugal. Foi um pai desportivo para dezenas, dezenas e dezenas de jogadores. Mudou a vida deles naquele momento, em que teria completamento diferente.”
O legado de Aurélio Pereira continuará a influenciar a formação de jovens atletas, sendo um exemplo a seguir no desporto.