A concentração e humildade são essenciais no futebol, especialmente quando se enfrenta um adversário que não deve ser subestimado, de acordo com o treinador do Gil Vicente, César Peixoto. Quando questionado sobre o embate contra o Casa Pia, Peixoto revelou: ““Acho que vai ser um jogo difícil. É uma equipa com qualidade que a tabela classificativa não reflete. Mais dia menos dia vai começar a pontuar e a subir, mas nós sabemos a nossa qualidade, o trajeto que temos feito e vamos lutar pelos três pontos, seja onde for.””
Este tipo de afirmações reflete a mentalidade do técnico, que procura instigar um sentido de responsabilidade nos seus jogadores na aproximação desta importante partida da 14.ª jornada da I Liga Portuguesa.
O treinador enfatizou ainda a importância de nunca olhar apenas para a tabela classificativa, sublinhando que ““é importantíssimo não olharmos para a tabela classificativa. Temos de continuar focados, humildes e encarar o Casa Pia como uma boa equipa, com bons jogadores, que nos vai contrariar muito.””
Esta abordagem estratégica poderá ser o segredo para evitar surpresas indesejadas neste diploma do campeonato.
A Resiliência do Plantel
A ausência do avançado Pablo Filipe, melhor marcador da equipa, devido a uma lesão, não parece perturbar Peixoto, que destacou a resiliência do plantel. Na sua visão, ““faz parte do processo. Isto é uma maratona, não é um ‘sprint’. Não é por não ter o jogador A, B ou C que deixamos de ser competitivos. Quem jogar vai dar resposta e a equipa vai lutar pelos três pontos.””
Esta mentalidade de sempre dar a resposta necessária nas adversidades pode ser crucial para o desempenho da equipe.
Peixoto também analisou a recente menor eficácia ofensiva da sua equipa, que não anotou golos nos últimos dois jogos. No entanto, ele ressaltou que ““em 13 jogos temos apenas três derrotas. Mesmo quando não estamos tão brilhantes, a equipa mostra fibra, organização e qualidade. Já são nove jogos sem sofrer golos e isso é um dado importante.””
Este fator defensivo pode ser um bastião para garantir a vitória no próximo encontro contra o Casa Pia.
Capacidade de Adaptação
Por fim, o técnico reconheceu as dificuldades que mudanças táticas frequentes por parte dos adversários podem apresentar, mas manteve a confiança na capacidade de adaptação do Gil Vicente. Assim, concluiu com uma nota de otimismo: ““Temos uma ideia bem vincada, mas sabemos adaptar-nos. A equipa é plástica, entende o jogo e consegue corrigir dentro de campo. Isso tem sido uma das nossas forças.””
Com este espírito de luta e resiliência, o Gil Vicente parte para o jogo com um claro objetivo: conquistar os três pontos e consolidar a sua boa classificação no campeonato.
O duelo está agendado para este sábado, às 15:30, no Estádio Municipal de Rio Maior, contra um Casa Pia que luta arduamente para sair da zona de despromoção.