Aurélio Pereira, o lendário Senhor Formação
do futebol português, foi recentemente recordado e homenageado por figuras relevantes do futebol nacional. Joaquim Evangelista, do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol, prestou-lhe tributo, realçando que Pereira “é uma referência não só para o Sporting, como para o futebol português. Honra lhe seja feita pelo enorme contributo que deu para que o nosso futebol atingisse patamares de elevada qualidade, com destaque para a conquista do Euro2016”
.
Evangelista lembrou ainda que Aurélio Pereira foi “uma das principais referências do 'scouting' do futebol português”
, e que graças à sua “capacidade de observação e sensibilidade humana, foi possível detetar grandes talentos do nosso futebol, saltando à vista o nosso capitão Cristiano Ronaldo, entre outros jogadores como Luís Figo, Ricardo Quaresma, Nani, Rui Patrício, Simão Sabrosa, Paulo Futre ou Dani”
.
Reconhecimento internacional
“Prova da sua enorme capacidade foi a distinção com a ordem de mérito pela UEFA, e a atribuição do seu nome a um dos campos da academia do Sporting Clube de Portugal, além de ter contribuído para seis das nossas sete Bolas de Ouro”
, considerou Evangelista.
O Benfica também prestou homenagem a Aurélio Pereira, considerando-o “figura importante do futebol português e referência inquestionável na formação de jovens talentos”
. O clube da Luz afirmou que “Reconhecido por todos pela sua dedicação e visão, Aurélio Pereira desempenhou um papel relevante no desenvolvimento de várias gerações de atletas, contribuindo para o crescimento e prestígio do futebol nacional e das suas seleções”
.
Gratidão dos jogadores
Os tributos ao Senhor Formação
não ficaram por aqui. Cristiano Ronaldo, que foi descoberto por Aurélio Pereira no Sporting, lamentou a sua perda, dizendo que “nunca deixará de estar grato por tudo o que fez”
por si e por tantos outros jogadores.
Também Luís Nani, outro dos jogadores formados no Sporting, expressou a sua gratidão: “Obrigado por tudo. Foste um Grande amigo, um excelente ser humano, que me deu bons e importantes conselhos. Jamais esquecerei tudo o que aprendi contigo, amigo. Descansa em paz, Sr. Aurélio”
.
Aurélio Pereira, que morreu aos 77 anos, foi uma figura incontornável na formação do futebol português, tendo deixado uma marca indelével através da descoberta de alguns dos maiores talentos nacionais. O seu legado será sempre lembrado com a maior admiração e gratidão.