O Estádio do Dragão prepara-se para ser palco de um dos jogos mais aguardados da temporada, com o FC Porto a receber o Benfica num clássico que poderá ser determinante para as aspirações de ambas as equipas no campeonato. A antecipar este confronto crucial, diversas figuras do futebol português partilharam as suas perspetivas, perspetivando um duelo de intensidade máxima.
Um desses nomes é Manuel Tulipa, treinador com experiência nas camadas jovens dos ‘dragões’, que adverte que o FC Porto necessita de “arregaçar as mangas” para este clássico. O técnico traça um cenário onde o FC Porto procura encurtar distâncias para alcançar o primeiro lugar ou garantir o acesso à Liga dos Campeões, sem descurar a ameaça do Sporting de Braga na luta pelo pódio.
O Benfica como Referência
Tulipa não poupa elogios ao Benfica, reconhecendo a sua superioridade. “Nesta altura, o Benfica é uma das equipas mais compactas e que joga ao melhor nível. Tem um plantel superior aos outros, muito bons jogadores para diversas posições e uma equipa bem construída”, afirma. No entanto, ressalva que o caráter, a abordagem ao jogo e a estratégia dos técnicos serão cruciais neste clássico.
Apesar do favoritismo atribuído ao Benfica, Tulipa reconhece melhorias no FC Porto sob o comando do treinador argentino Martín Anselmi. O técnico considera que “Numa primeira fase, a mudança de sistema perturbou a nível defensivo e o FC Porto sofreu muitos golos em que se responsabilizava individualmente determinado jogador, mas que também tinha a ver com a adaptabilidade coletiva. Tudo isso tem o seu tempo e acho que houve uma melhoria nestes últimos dois ou três jogos”.
A Chegada de Anselmi e o Legado de Pinto da Costa
A mudança de treinador no FC Porto também mereceu destaque por parte de Belluschi, antigo jogador do clube, que expressou a sua satisfação por ver um compatriota no comando técnico. “Primeiro sinto a alegria de ver um argentino a treinar o FC Porto, mais ainda, sendo adepto do Newell's. Fantástico saber que era um jovem que ia ao estádio, que se encantava”, observa.
Belluschi recorda ainda Pinto da Costa, afirmando: “Perdeu-se um presidente que fez história na cidade e no mundo, colocou o FC Porto entre os melhores”.
Um Futuro Promissor no Dragão
Para Belluschi, a combinação de Martín Anselmi e André Villas-Boas no FC Porto é promissora. “Martín e Villas-Boas podem posicionar o FC Porto no seu lugar. São novos, acrescentam ideias, carregam impulsos e têm obsessão por vitórias e objetivos. Creio que podem fazer algo grande. Serei um adepto na Argentina”, afirma Belluschi, demonstrando total confiança no sucesso do novo treinador, pedindo paciência aos adeptos: “Confio nele, está a traçar o seu rumo, a definir, quiçá, um jogo diferente do que havia experimentado noutros países. Desejo-lhe muita sorte e espero que todos tenham um pouco de paciência para ele recolocar o FC Porto lá em cima, onde merece”.