O presidente do Sporting, Frederico Varandas, criticou duramente o critério de arbitragem aplicado à sua equipa, afirmando que o campeonato "estaria decidido" se não fossem os supostos erros cometidos contra o clube.
Em entrevista à Sporting TV, Varandas começou por elogiar a forma como o Sporting trata os árbitros, garantindo que estes "serão bem tratados" em Alvalade e que "ninguém desce para ameaçar e intimidar os árbitros". No entanto, o dirigente considerou que o critério de arbitragem aplicado ao Sporting é "diferente" em comparação com os principais rivais.
Exemplos de alegadas injustiças
Como exemplos, Varandas referiu-se a lances em que jogadores de outros clubes não foram sancionados por infrações semelhantes às cometidas por jogadores do Sporting. O presidente destacou um lance em que um jogador do FC Porto empurrou um adversário, sem que o VAR tenha intervindo, ao contrário do que aconteceu em Alvalade num jogo com o Arouca.
Varandas lamentou ainda que, em jogos recentes, tenham sido marcados penáltis a favor de rivais do Sporting em situações semelhantes a outras em que o mesmo não aconteceu. "Este critério faz confusão", atirou o dirigente, acrescentando que, se o Sporting não tivesse sido prejudicado por estas decisões, o campeonato "estaria decidido".
Abordagem "construtiva"
O presidente do Sporting garantiu que o clube não se revê na "forma de estar" de criticar sistematicamente a arbitragem após derrotas, preferindo uma abordagem "construtiva" para tentar melhorar o que está "menos bem". No entanto, Varandas deixou um "alerta" sobre o critério aplicado à sua equipa, que considera ter sido prejudicada.