Sporting procura confirmar liderança do campeonato
O Sporting, líder do campeonato português, recebe o Borussia Dortmund com a esperança de dar um passo importante rumo aos oitavos de final da Liga dos Campeões. Após o empate 1-1 com o FC Porto na última jornada, a equipa de Rui Borges mantém uma vantagem de quatro pontos sobre o Benfica e um bom resultado diante do adversário alemão poderá ser crucial para manter vivas as suas aspirações europeias.
Segundo Rui Borges, treinador do Sporting, «o Dortmund, que se encontra no 11º lugar do campeonato alemão, chegou à final da competição na época passada, tendo sido derrotado pelo Real Madrid (2-0), e apresenta-se em Lisboa com um novo treinador, o croata Niko Kovac, que estreou-se com uma derrota frente ao Estugarda (2-1) no último fim de semana».
Reforços de janeiro disponíveis para o Sporting
O Sporting poderá contar com os reforços de janeiro, o guarda-redes Rui Silva e o extremo brasileiro Biel, mas terá de lidar com as ausências por lesão de Nuno Santos, Pedro Gonçalves e Geny Catamo.
Benfica reencontra Mónaco na Liga dos Campeões
No dia seguinte, o Benfica, segundo classificado da I Liga, reencontra o Mónaco, adversário que já defrontou na fase de grupos, tendo conseguido uma vitória por 3-2 com dois golos nos últimos minutos. Desta vez, os 'encarnados' vão medir forças com o quarto classificado do campeonato francês, que perdeu por 4-1 com o Paris Saint-Germain na última jornada. Caso tenham sucesso, os lisboetas poderão cruzar-se nos oitavos de final com o FC Barcelona ou o Liverpool, os dois primeiros classificados do grupo.
Segundo Bruno Lage, treinador do Benfica, «o técnico Bruno Lage poderá contar com os reforços de inverno, Samuel Dahl e Andrea Belotti, mas não terá disponível Bruma, que cumpre castigo, e ainda tem dúvidas quanto à utilização de Manu Silva e Bah, ambos lesionados no último jogo».
Destaques da Liga dos Campeões
No mesmo dia e à mesma hora do jogo do Sporting, realiza-se o confronto entre os vencedores das duas últimas edições da Liga dos Campeões, o Real Madrid e o Manchester City. Apesar da inconsistência exibicional e de resultados da equipa de Pep Guardiola esta temporada, os espanhóis poderão ser ligeiramente favoritos, embora a primeira mão se dispute em Inglaterra.
O Bayern Munique, com os portugueses Raphaël Guerreiro e João Palhinha, é apontado como um dos principais candidatos à vitória final e terá pela frente o Celtic, da Escócia, que conta com o luso Jota na sua formação.
Outros jogadores lusos estarão em ação, como Nuno Mendes, Vitinha, João Neves e Gonçalo Ramos, que procurarão ajudar o Paris Saint-Germain a ultrapassar o Brest, enquanto Sérgio Conceição orientará o AC Milan no duelo com o Feyenoord, podendo contar com Rafael Leão e João Félix como principais armas.