Ruben Amorim assumiu que durante o início da sua carreira como treinador, ficou entusiasmado com a forma de jogar da Atalanta, que surpreendeu toda a Europa com a sua abordagem inovadora do jogo. Em conferência de imprensa, o treinador do Sporting destacou a equipa italiana e o seu treinador, Gian Piero Gasperini.
Amorim afirmou: "Não sou treinador há muito tempo, mas toda a gente se lembra da Atalanta que passou a fase de grupos, a forma como jogava. Às vezes com dois avançados e atrás com um número dez. Toda a gente ficou muito entusiasmada com aquela equipa, podemos dizer que o mister Gasperini, naquela altura, era claramente o treinador da moda na Europa".
O treinador do Sporting revelou ainda que Gasperini foi uma inspiração para ele no início da sua carreira. "Foi muito no início de eu deixar de jogar futebol profissional e de tornar-me treinador. Obviamente que foi uma das referências, já o disse aqui, tirei um pouco de toda a gente, tirei do Nuno Espírito Santo, na forma de pressionar do Wolverhampton. E obviamente que olhei muito para a Atalanta. Há movimentos naquela equipa que são uma inspiração para, não só para agora, mas para o futuro".
Apesar de tudo, Amorim espera um jogo divertido esta quinta-feira. "Para mim é difícil é explicar aos jogadores aquela forma de jogar porque é difícil de entender. Enquanto não conseguir explicar o que eles fazem numa frase, não explico. Diria que é uma inspiração, mas primeiro tenho de perceber para poder passar aos meus jogadores. Amanhã vai ser um jogo divertido e, quando digo divertido, espero mesmo que seja divertido e que não seja um sofrimento a toda a hora", destacou Amorim.