Quenda pode bater recorde de estreia de Paulo Futre na seleção

  1. Quenda pode tornar-se o futebolista mais novo a jogar pela seleção portuguesa
  2. Quenda estrearia com 17 anos e 202 dias, superando Paulo Futre que estreou com 17 anos e 205 dias
  3. Quenda foi promovido da seleção sub-21 para a principal
  4. Portugal venceu a Polónia por 5-1 e assegurou o primeiro lugar do grupo na Liga das Nações

Agora, 41 anos depois, Futre pode passar o recorde a Quenda, também ele um produto da formação do Sporting. O extremo do Sporting Geovany Quenda pode tornar-se o futebolista mais novo de sempre a alinhar na seleção portuguesa, caso defronte a Croácia, na segunda-feira, batendo, por três dias, o recorde de Paulo Futre, que remonta a 1983.

Quenda foi promovido dos sub-21 para a seleção principal, tal como o avançado Fábio Silva, depois de Portugal ter vencido a Polónia, por 5-1, e assegurando o apuramento para os quartos de final da Liga das Nações e o primeiro lugar do grupo. Os dois jogadores, que estavam na seleção comandada por Rui Jorge, reforçaram o grupo orientado por Roberto Martínez depois das dispensas de Cristiano Ronaldo, Bernardo Silva, Pedro Neto e Bruno Fernandes, e espreitam a oportunidade de conseguirem os primeiros minutos na equipa principal.

Oportunidade para Quenda

Quenda, que esta época foi aposta no Sporting de Rúben Amorim, que entretanto saiu para o Manchester United, já tinha sido chamado por Martínez para os dois primeiros jogos do Grupo A1, frente a Croácia e Escócia, em setembro, mas acabou não jogar em nenhuma das partidas.

O extremo, que se tem adaptado a ala, tem agora a última oportunidade de bater o recorde de Paulo Futre e, num jogo em que Portugal já tem tudo definido, é provável que possa ter oportunidade de somar os primeiros minutos da seleção principal.

Recorde de Paulo Futre

Se entrar em campo no Estádio Poljud, em Split, na segunda-feira, Quenda, que nasceu em 30 de abril de 2007, vai estrear-se com 17 anos e 202 dias, superando Futre, nascido em 28 de fevereiro de 1966, e que estreou em 21 de setembro de 1983, com 17 anos e 205 dias.

Nesse dia, Paulo Futre cumpriu a primeira de 41 internacionalizações AA na vitória por 5-0 frente à Estónia, na fase de apuramento para o Euro1984, disputada no antigo Estádio José Alvalade, em Lisboa.

César Peixoto elogia adaptação da equipa na vitória do Gil Vicente na Choupana

  1. Vitória foi muito difícil, num campo tradicionalmente difícil
  2. Hoje, com o vento, a relva seca e um bocadinho alta, era difícil pormos em prática o que queremos
  3. A equipa soube adaptar-se e ser madura, teve uma alma tremenda
  4. Amarrámos a organização, conseguimos suster o Nacional e depois gerir, num jogo que não foi bem jogado. Acabámos por vencer bem, mas podíamos ter feito mais um golo

Gil Vicente inicia I Liga com vitória por 2-0 sobre o Nacional

  1. Gil Vicente venceu o Nacional por 2-0 na Choupana.
  2. Pablo, filho de Pena, marcou o primeiro golo aos 35 minutos.
  3. César Peixoto: “Estivemos sempre muito bem organizados, com uns a trabalhar em função dos outros”.
  4. Gil Vicente já tinha vencido o Nacional por 3-0 no mesmo estádio na época passada.