Francisco Trincão foi confrontado com a expressão de «espalha-brasas» utilizada por Roberto Martínez ao falar de Francisco Conceição, jogador do FC Porto. Em conferência de imprensa de antevisão à final da Taça de Portugal, Trincão afirmou: «Considero-me um jogador que pode acrescentar algo à equipa do Sporting, ganhar títulos e espero que amanhã seja mais um.»
O avançado do Sporting ficou de fora da lista de convocados de Roberto Martínez para o Euro 2024, mas mostrou-se determinado em conquistar a Taça de Portugal. «É um orgulho, trabalhámos para estar aqui. Só nos resta o passo final. Temos a ambição de ganhar e se ganharmos será o culminar de uma excelente época.»
Questionado sobre o FC Porto, Trincão disse: «Esperamos sempre um FC Porto forte, sabemos que nestes jogos eles são fortes e físicos. Estudámos bem o adversário, o mister disse-nos o que devíamos fazer. Depois claro que me imagino a levantar a Taça de Portugal. Mas primeiro vamos pensar nos 90 minutos e quem sabe se prolongamento.»
Trincão também comentou o papel de Rúben Amorim no seu crescimento, não querendo dizer se se trata do maior treinador da história dos leões. «Não me cabe a mim decidir isso. A mim sempre me ajudou. Pondo-me a jogar mostra isso. Foi sempre um grande treinador. Hoje em dia será para o Sporting, mas não me cabe a mim decidir.»