Nas últimas décadas, o FC Porto tem tido um domínio quase absoluto nas suas visitas ao reduto do Vitória de Guimarães. Neste milénio, os dragões só lá perderam duas vezes para a Liga e, nos últimos sete anos e meio, venceram sete jogos e só empataram um.
A última derrota aconteceu em 2016, quando Sérgio Conceição, então treinador do Vitória, conseguiu uma vitória por 1-0 sobre o FC Porto. «Os meus pais transmitiram-me princípios fantásticos como sinceridade e dignidade. O que se passou durante a semana… sofri com isso tudo», disse Conceição na altura, revoltado e emocionado.
Histórico recente do FC Porto em Guimarães
Nos últimos 24 anos, em Guimarães, os dragões têm mandado, com poucas exceções. «É um jogo difícil, como muitos treinadores e jogadores já reconheceram», reconhece-se. «Uma deslocação ao reduto do V. Guimarães não é confortável para nenhum dos grandes, mas o FC Porto não tem grandes razões de queixa.»
Na temporada passada, os dragões venceram no D. Afonso Henriques por 1-2, mas os vitorianos aplicaram o mesmo 'placard' na visita ao Dragão, na 2.ª volta da Liga, ganhando de forma surpreendente.
Momento atual dos dois clubes
O atual bom momento do conjunto de Rui Borges impõe respeito e torna este jogo ainda mais difícil para os azuis e brancos, depois de uma dura batalha em casa contra o Farense e uma vitória arrancada a ferro com golo de Samu, apesar das inúmeras ocasiões flagrantes criadas pelo FC Porto.
Depois de um ano no Nantes, a mudança de Sérgio Conceição para o Dragão concretizou-se, com o sucesso que se conhece e para o qual Vítor Bruno contribuiu como adjunto: três Ligas, quatro Taças de Portugal, uma Taça da Liga e três Supertaças.