José Mendes, ciclista português da equipa Victoria Sports, anunciou o fim da sua carreira profissional aos 39 anos. O natural de Guimarães completou 17 temporadas como profissional, conquistando dois títulos nacionais de fundo e participando em seis Grandes Voltas.
«Estou em Omã, a correr o Tour Salalah, e ganhámos a classificação geral com o meu colega Nico Sessler. Já vinha a pensar neste dia há algum tempo e senti que este era o momento certo, porque consegui ajudar a equipa a ganhar a primeira corrida UCI [as principais no calendário mundial]», explicou José Mendes.
Títulos nacionais e grandes Voltas
O trajeto enquanto profissional de José Mendes foi impulsionado pela conquista da Volta a Portugal do Futuro em 2007. «Para trás ficam 17 temporadas como profissional, seis grandes Voltas concluídas, a presença nos Jogos Olímpicos Rio2016 e os dois títulos de campeão nacional de estrada. Não fui um corredor ganhador, mas sem dúvida estou muito contente por tudo o que consegui», prosseguiu.
O ciclista elege os títulos nacionais de fundo (2016 e 2019) como os pontos altos da sua carreira. «Usar aquela camisola é especial. Talvez tenha faltado correr o Tour [de France] com a camisola de campeão nacional, porque corri um Giro e uma Vuelta. É uma sensação fantástica», confessou.
Representação dos "três grandes"
José Mendes participou na Volta a França (2014 e 2015), a Espanha (2013, 2016 e 2018) e Itália (2017). A carreira começou no Benfica e foi edificada entre Liberty Seguros e LA-Paredes Rota dos Móveis. No estrangeiro, representou a CCC-Polsat (2011), NetApp-Endura (2013-2014), Bora-Argon 18 (2015-2017) e a Burgos-BH (2018).
«Sou adepto e sócio do Vitoria de Guimarães, mas representei os "três grandes"», disse, em tom animado. Nas últimas duas temporadas, o ciclista esteve na equipa filipina Victoria Sports. Quanto ao futuro, José Mendes planeia permanecer na modalidade.