José Mendes, da Victoria Sports, encerra carreira com dois títulos nacionais

  1. Conquistou dois títulos nacionais de estrada
  2. Participou em seis Grandes Voltas
  3. Venceu a Volta a Portugal do Futuro em 2007
  4. Representou os três grandes clubes portugueses

José Mendes, ciclista português da equipa Victoria Sports, anunciou o fim da sua carreira profissional aos 39 anos. O natural de Guimarães completou 17 temporadas como profissional, conquistando dois títulos nacionais de fundo e participando em seis Grandes Voltas.

"Estou em Omã, a correr o Tour Salalah, e ganhámos a classificação geral com o meu colega Nico Sessler. Já vinha a pensar neste dia há algum tempo e senti que este era o momento certo, porque consegui ajudar a equipa a ganhar a primeira corrida UCI [as principais no calendário mundial]", explicou José Mendes.

Títulos nacionais e grandes Voltas

O trajeto enquanto profissional de José Mendes foi impulsionado pela conquista da Volta a Portugal do Futuro em 2007. "Para trás ficam 17 temporadas como profissional, seis grandes Voltas concluídas, a presença nos Jogos Olímpicos Rio2016 e os dois títulos de campeão nacional de estrada. Não fui um corredor ganhador, mas sem dúvida estou muito contente por tudo o que consegui", prosseguiu.

O ciclista elege os títulos nacionais de fundo (2016 e 2019) como os pontos altos da sua carreira. "Usar aquela camisola é especial. Talvez tenha faltado correr o Tour [de France] com a camisola de campeão nacional, porque corri um Giro e uma Vuelta. É uma sensação fantástica", confessou.

Representação dos "três grandes"

José Mendes participou na Volta a França (2014 e 2015), a Espanha (2013, 2016 e 2018) e Itália (2017). A carreira começou no Benfica e foi edificada entre Liberty Seguros e LA-Paredes Rota dos Móveis. No estrangeiro, representou a CCC-Polsat (2011), NetApp-Endura (2013-2014), Bora-Argon 18 (2015-2017) e a Burgos-BH (2018).

"Sou adepto e sócio do Vitoria de Guimarães, mas representei os "três grandes"", disse, em tom animado. Nas últimas duas temporadas, o ciclista esteve na equipa filipina Victoria Sports. Quanto ao futuro, José Mendes planeia permanecer na modalidade.

Sporting procura extremo para reforçar ataque

  1. Sporting quer Jota Silva por empréstimo com opção de compra.
  2. Yeremay Hernández tem cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
  3. Kevin marcou nove golos e fez quatro assistências na época passada.
  4. Contratação de um extremo pode superar os 24 milhões de euros.

Braga vence Lincoln Red Imps por 4-0 em jogo da Liga Europa

  1. SC Braga venceu o Lincoln Red Imps por 4-0 na primeira mão do play-off da Liga Europa.
  2. Carlos Vicens: "Estou contente com o resultado. Tivemos ocasiões para construir um resultado maior."
  3. Juan Bezares: "Saímos com a sensação de que pelo menos dois golos podiam ser evitados."
  4. Bernardo Lopes: "O regresso a Portugal é uma mistura de sentimentos. Por um lado, foi bom, mas talvez o resultado não tenha sido o ideal."