Está dado mais um passo para a concretização de um dos sonhos de André Villas-Boas: o novo Centro de Alto Rendimento (CAR) do FC Porto, no Olival.
“Depois de a Câmara de Gaia ter aprovado o Pedido de Informação Prévia, que havia sido apresentado pelo FC Porto em novembro de 2024, foi publicado, na quarta-feira, em Diário da República o novo Regime Jurídico dos Instrumentos de Gestão Territorial. Esta alteração legislativa, conhecida por
, explicou o presidente do FC Porto.Lei dos Solos
, permite aos municípios a reclassificação de terrenos, o que permitirá, após o devido licenciamento, a edificação do novo complexo desportivo portista na freguesia de Vila Nova de Gaia, a cerca de um quilómetro do atual centro de estágios.”
Aquisição dos Terrenos e Início das Obras
Cabe agora ao FC Porto efetivar a aquisição dos terrenos, por um valor a rondar os quatro milhões de euros, fazendo cumprir o contrato de compra e venda que Villas-Boas anunciou na campanha eleitoral.
“Segundo apurou o Maisfutebol, o FC Porto pretende agora avançar de forma célere para a compra dos terrenos, o que poderá acontecer ainda durante este mês de abril, tendo como objetivo a breve prazo o lançamento da primeira pedra para a construção da infraestrutura, que tem um custo previsto próximo dos 35 milhões de euros e um prazo de construção de cerca de 30 meses (embora ao fim de 18 meses já possa ser utilizado pela equipa principal).”
Centro de Alto Rendimento no Olival
Recorde-se que o CAR no Olival sempre foi a preferência de Villas-Boas, em detrimento da Academia da Maia, que era a proposta de Pinto da Costa nas eleições de abril de 2024.
“De acordo com o presidente portista, a maior proximidade com o atual complexo e o custo menor são fatores decisivos para a escolha.”
A nova infraestrutura irá acolher as equipas profissionais de futebol (principal e B), bem como a equipa feminina e os sub-19, ficando as restantes equipas jovens do clube instaladas no atual centro de estágio, que passará a funcionar como academia de formação.