Nuno Pinto da Costa critica a atual direção do FC Porto

  1. Nuno Pinto da Costa, neto do falecido presidente do FC Porto, participou no podcast 'O último bastião'
  2. Nuno Pinto da Costa criticou a atual direção do FC Porto por estar focada em atacar os sócios
  3. Nuno Pinto da Costa defende que os principais rivais do FC Porto são o Benfica e o Sporting, e não os próprios sócios
  4. Nuno Pinto da Costa afirmou que ninguém sabia qual era o projeto desportivo de André Villas-Boas, pois o foco estava nos aspetos financeiros

Nuno Pinto da Costa, neto do falecido presidente do FC Porto, participou no podcast 'O último bastião', dedicado aos azuis e brancos, no qual abordou vários temas da atualidade do clube. Em declarações, o antigo dirigente fez duras críticas à atual gestão de André Villas-Boas, defendendo que os principais alvos da direção deveriam ser os rivais do clube e não os sócios.

Críticas à atual direção

(Nuno Pinto da Costa) “Esta direção está muito focada em atacar sócios, não percebeu, perdeu-se um bocadinho o norte. Não só na questão financeira, porque evidentemente que ter dinheiro é importante, porque nós com dinheiro podemos contratar melhores jogadores, melhores treinadores, ter melhores instalações e estar mais perto daquilo que é o objetivo, que é ganhar. Agora, o dinheiro é um meio para atingir esse fim. O FC Porto nunca foi um clube rico e conquistou a Europa e conquistou o mundo e nunca foi um clube rico, nunca”.

Nuno Pinto da Costa fez uma referência implícita aos processos disciplinares que resultaram dos acontecimentos da Assembleia Geral de novembro de 2023, defendendo que “o meu avô sempre foi alguém que conseguiu unir, que conseguiu agregar os portistas em torno daqueles que eram e continuam a ser os principais rivais e as lutas que o FC Porto tem. Os inimigos não estão cá dentro, não são os associados. A prioridade não pode ser suspender sócios, expulsar sócios. A prioridade é a luta contra o centralismo, contra o Benfica, contra o Sporting. Esses sim são os nossos rivais e não os nossos.”

Críticas ao projeto desportivo

Sobre o projeto desportivo de André Villas-Boas, Nuno Pinto da Costa diz que “ninguém sabia qual era”, pois o foco estava em “contas, ativos, passivos, lucros, prejuízos, milhões, empréstimos obrigacionistas”. “Interessava entrar pelo campo financeiro porque era o único campo em que poderiam atacar a direção que tudo ganhou, que conquistou a Europa e que conquistou o Mundo. Agora querem acusar os jogadores e pôr a culpa toda nos jogadores. E a culpa não é só dos jogadores, porque foram cometidos erros graves do projeto desportivo ao longo do ano”, afirmou, pormenorizando dois dossiês em concreto.

Vasco Seabra Motiva Arouca para Duelo com o Benfica

  1. Vasco Seabra: “Se propusesse aos jogadores outra coisa que não fosse lutar pelos três pontos, eles davam-me um tiro”.
  2. O Arouca enfrenta o Benfica, líder do campeonato.
  3. O Arouca luta pela manutenção na I Liga.
  4. Vasco Seabra: “Queremos ser a nossa melhor versão”.

Anselmi elogia Rodrigo Mora após vitória do FC Porto sobre o Casa Pia

  1. Rodrigo Mora marcou o golo decisivo para o FC Porto na vitória por 1-0 sobre o Casa Pia
  2. Martín Anselmi elogiou o desempenho de Rodrigo Mora, afirmando que se continuar a este nível jogará pela seleção de Portugal
  3. Fábio Vieira destacou a importância da vitória após o clássico da semana passada
  4. Rodrigo Mora disse que o mais importante foi a entrega da equipa

Boavista contrata Stuart Baxter para tentar evitar descida

  1. Contratação do experiente treinador escocês Stuart Baxter
  2. Baxter treinou pela última vez o Helsingborgs IF da Suécia em 2022
  3. Baxter já passou por Portugal em 1987/88 como adjunto no Vitória de Setúbal
  4. Baxter foi campeão pelo AIK Estocolmo em 1998 e conquistou títulos pelo Kaiser Chiefs na África do Sul