Abel Ferreira, treinador do Palmeiras, encarou de forma direta a participação da equipa brasileira no Mundial de Clubes, onde irão defrontar o FC Porto na fase de grupos da competição.
Segundo Ferreira, o “objetivo muito claro”
é passar à fase seguinte do torneio. “Primeiro é passar a fase de grupos e isso vai depender da forma como formos encarando cada jogo. E, portanto, é um de cada vez, para conseguirmos o nosso primeiro objetivo que é passar a fase de grupos”
, disse o técnico português à FIFA.
Respeito pelo FC Porto
Questionado sobre o confronto com o FC Porto, a 15 de junho em New Jersey, Abel Ferreira não escondeu o respeito pelo adversário português. “Para nós, enquanto Palmeiras, é o nosso adversário. É uma equipa que tem um histórico na Europa absurdo e em Portugal também de muitas glórias, muitas conquistas.”
O técnico do clube brasileiro reconheceu ainda que “é um adversário que, como te disse, vai preparar-se muito bem, sei que é um clube extremamente aguerrido e competitivo”
.
Rivalidade entre Norte e Sul de Portugal
Apesar da rivalidade natural entre o Norte e o Centro-Sul de Portugal, Abel Ferreira considerou que o duelo será especial
por se tratar de um clube português. “Há uma rivalidade muito grande entre, neste caso, norte e centro-sul, que é Lisboa. Mas, acima de tudo, o especial é por ser um clube português, nada mais que isso.”
O Palmeiras de Abel Ferreira é descrito pelo próprio como uma equipa equilibrada
e “boa em tudo o que faz”
, sem ser “muito excelente numa coisa específica”
. O treinador destacou ainda a muita resiliência mental
da sua formação e o espírito de luta dos jogadores “do primeiro ao último segundo”
.